Dieta do limão funciona?

Dieta do limão funciona

Foto: Marnie Burkhart/Corbis

Chega de fazer cara feia para o limão. Ele pode lhe ajudar a emagrecer, sabia? De acordo com estudo publicado pelo Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition em 2008, as substâncias do limão chamadas de polifenóis contribuíram na eliminação de peso e no acúmulo de gordura no fígado e no tecido adiposo de ratos.

O limão também é rico em vitamina C. De acordo com informações publicadas no site "The Nest", duas colheres de sopa de limão contém 12,9mg de vitamina C, o que equivale a 21% do valor diário recomendado para um adulto. "Por conta desse componente, o limão é um importante aliado do sistema imunológico", comenta o nutricionista Ricardo Zanuto.

A fruta também ajuda a reduzir o processo de envelhecimento, é desintoxicante e previne doenças cardiovasculares. Mas o nutricionista ressalta: só o limão não vai ajudar a você a emagrecer. "Não existe dieta milagrosa, a perda de peso associada à fruta consiste também numa menor ingestão energética ao longo do dia."

Uma das formas de se colocar em prática a dieta do limão é bebendo um suco da fruta em jejum e aderir a um cardápio bem balanceado e com calorias reduzidas durante o dia. Outras versões da dieta incluem o suco do limão no almoço, nas refeições intermediárias e como tempero de saladas.

Porém, a dieta do limão não contempla todas as pessoas. "A fruta possui um pH extremamente ácido (entre 2,2 e 2,4), o que pode agravar ou iniciar casos de gastrite. Por este motivo a pessoa deve ter muito cuidado ao ingerir o suco em jejum", alerta Dr. Zanuto.

Antes de iniciar qualquer dieta procure ajuda profissional, de forma que sua perda de peso se dê de maneira correta e não comprometa outros campos da saúde. "Somente o consumo do limão não irá resolver o problema de sobrepeso e obesidade. É extremamente importante que se busque uma orientação adequada e se realize exercícios físicos diários", orienta o nutricionista.


Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente