Dieta Desintoxicante

Existem diversos tipos de dietas consideradas "desintoxicantes", entre elas, as que indicam apenas o consumo de líquidos (sucos vegetais ou outros tipos) por um ou mais dias, as que sugerem que o carboidrato e a proteína sejam consumidos em refeições separadas, ou as que promovem o consumo de alimentos naturais, com baixo consumo de alimentos industrializados, ricos em sal e açúcar. Enfim, poderia escrever muitos outros tipos, mas será que funciona, ou melhor, será que é preciso desintoxicar o organismo?

Geralmente este tipo de dieta é indicada depois que a pessoa abusou no consumo de gorduras, açúcares ou por ter tido por muito tempo hábitos alimentares errados, ou há quem vá em busca deste tipo de dieta para emagrecer.

Como são tipos de alimentação que restringem de uma maneira ou de outra o consumo de grupos alimentares, a eliminação de peso pode acontecer, mas é bom deixar claro que não é de forma saudável. E pelo contrário, pode favorecer ainda mais o ganho de peso, pois quando a pessoa termina a dieta "desintoxicante", como ela restringiu muita coisa, a pessoa volta a comer como antes, ou até mais, no dia seguinte.

Porém, existem substâncias tóxicas que consumimos como metais pesados, xenobióticos, corantes, conservantes, presentes em alimentos industrializados. Que o melhor a fazer é deixar de consumir em excesso.


Mas eficaz do que fazer um desses tipos de dietas é se reeducar, aprender comer melhor, mais saudável, optando uma alimentação mais natural possível. E caso você abuse algum dia, devido a uma festa ou algum outro evento, no dia seguinte basta voltar a comer de forma saudável, beber bastante líquido e praticar exercícios, fazendo dessa forma será muito mais saudável.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente