Dicas saudáveis para as ceias de fim de ano

Depois de conquistar um corpo em forma para as festas de fim de ano, você não vai acabar com todo seu esforço e se empanturrar na ceia de natal e de ano novo, não é mesmo? Não se esqueça que o verão continua depois das festas.

É importante continuar com os hábitos saudáveis, por isso darei algumas dicas de que escolhas você deve fazer na hora da ceia.

- Como a ceia será somente no final da noite, não fique sem comer durante o dia. Pensar que somente por que não comeu durante o dia, a ceia estará liberada é um passo para perder o controle e extrapolar nas calorias.

- Inicie a ceia sempre por saladas com folhas, vegetais e até frutas. Prefira temperá-las com um molho leve, por exemplo, o de iogurte ou com azeite. Evite a "salada de maionese" ou o "salpicão".

- Deixe as peles das aves de lado. Elas são ricas em gorduras e calorias. Prefira sempre as partes magras, sem pele.

- De sobremesa, opte pelas frutas frescas e secas, nozes e castanhas (com moderação) e gelatinas. Evite as preparações com cremes gordurosos, muito açúcar e a famosa "rabanada", que é frita.

- Parar e pensar antes de comer pode ajudar a entender se realmente é fome ou simplesmente gula. Será que realmente você precisa daquela fatia a mais de panetone? Daquela segunda porção do doce maravilhoso da vovó?

- Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Prefira o vinho tinto, que possui propriedades funcionais.

É possível manter a linha e saborear as delícias da ceia, basta saber escolher e respeitar quantidades.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

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