Dicas para uma festa junina mais saudável

Veja dicas para não passar no limite das calorias durante as festas!
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Além da dança, música e brincadeiras, uma das melhores coisas da festa junina são os pratos típicos. Nessa época do ano, é comum consumirmos doces e bebidas quentes que costumam ter um alto índice de calorias. Porém, existem formas alternativas para aproveitar essas delícias sem exagerar.

A Coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital San Paolo, Rafaela Isis Reis, afirma que, em relação às bebidas, a melhor opção é o vinho quente, pois é menos calórico que o quentão. Contudo, os ingredientes adicionados às receitas também têm influência no valor nutricional e existe uma forma de deixá-las menos calóricas com o uso de adoçante.


Não é necessário só fazer mudanças no cardápio, o bom da festa junina é que existem aqueles alimentos que são naturalmente benéficos ao organismo, é o caso do milho e do amendoim. Para aqueles doces caseiros, como os de abóbora, laranja e batata doce, Rafaela também recomenda o uso de adoçante forno e fogão para um consumo menos calórico.

Esses alimentos possuem propriedades favoráveis ao organismo. "A abóbora é um alimento rico em betacaroteno que se converte em vitamina A, também é de fácil digestão e rica em flavonoides.

A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é liberado gradativamente no organismo o que o torna excelente opção para dar energia sem liberar altos picos de insulina. Já a casca de laranja é rica em antioxidantes e estudos indicam que apresentam benefícios na redução do colesterol",finaliza.

Por Thamirys Teixeira

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