Dicas para cozinhar sem glúten

cozinha sem glúten

Foto - Shutterstock

O glúten pode ser responsável por alergias, inflamações, ou mesmo por travar o andamento de sua dieta. Ficar sem ele pode ser um desafio? Que nada! Confira algumas dicas para viver sem o glúten:

Adapte os pratos

Um dos jeitos indicados para conseguir se acostumar à nova rotina sem glúten é fazer os alimentos que mais gosta com ingredientes livres da proteína. Ao invés de substituir o macarrão favorito, experimente as massas à base de arroz ou milho. O sabor é bem parecido.

Leia os rótulos

Os produtos que contêm ou não glúten informam a própria composição em suas embalagens. Antes de comprar o alimento, dê uma olhadinha nos ingredientes e no índice calórico - normalmente, as informações sobre a proteína se encontram lá. Além de garantir a sua saúde, você também acaba conhecendo mais ainda o produto que consome em casa. Ah! Atenção redobrada em massas e sopas, que têm alta concentração de glúten.

Substitua a farinha

Linhaça, milho, mandioca, arroz... Existem tipos específicos para cada tipo de culinária, mas também existem aquelas que são feitas para qualquer tipo de comida, sendo mais flexível executar outros pratos também.

Cuidado ao ir ao restaurante

Os especialistas contam que alguns alimentos podem não conter glúten, mas podem ter tido contato com a proteína - seja no processo do prato, ou mesmo na fabricação do produto. Por isso, é importante que você se certifique que os lugares onde sai para comer não fazem opções com glúten. Não precisa ser radical e cortar para sempre as relações com os demais restaurantes, apenas fique atenta e - se sentir mais segura - converse com o garçon para saber melhor sobre a produção da comida no local. De toda a forma, em algumas cidades, como São Paulo, existem restaurantes que fazem comidas sem nenhum vestígio da proteína. Vale procurar!

Teste

Antes de fazer um prato oficial para a família inteira, teste os pratos. Comece com tipos mais fáceis e vá testando, com as substituições e farinhas especiais. O glúten "dá liga" aos alimentos. Por isso não se assuste se usar outra farinha e o bolo, pão ou torta não ficar tão macio.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: alimentação glúten