Dicas para ceias mais saudáveis

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As festas de final de ano sempre estão relacionadas a exageros na alimentação. Mas é possível fugir desses exageros. As dicas abaixo vão te ajudar a aproveitar a ceia sem prejudicar a saúde.

1- Frios: 

Substitua frios ricos em gordura, como queijo mussarela, queijo prato e presunto, por tofu, queijo à base de soja, fonte de proteínas de alta qualidade, de vitaminas do complexo B e de ferro, com baixo teor calórico, isento de colesterol e com ação antioxidante. Salpicado com orégano, erva aromática e azeite de oliva extra-virgem, potentes antioxidantes, protetores do coração.

2- Frutas:

Substitua as famosas frutas secas e frutas em caldas ou compotas, ricas em açúcar e conservantes, pelas frutas naturais como, manga, abacaxi, cereja, ricas em fibras. O ideaI é servi-las de acompanhamento dos pratos salgados, sobremesas e saladas. 

3 - Prato principal:

Opte por carnes magras, como Tenter e Chester. Evite o pernil e o leitão, pois são carnes mais gordas. As melhores formas de preparar essas carnes são assadas ou cozidas. Ou opte por um peixe, como o bacalhau, rico em ômega-3, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminui o risco de doenças cardiovasculares. Só tome cuidado com o sal do bacalhau. Retire-o completamente quando for prepará-lo.

4- Bebida:

Comemore o Natal, brindando com uma taça de um bom vinho e, para os que não podem bebida alcoólica devido ao uso contínuo de alguns medicamentos, opte por um bom suco de uva natural integral orgânico, sem adição de açúcar. Tanto o vinho quanto o suco de uva são ricos em resveratrol, grandes protetores do coração.

5- Evite os excessos: 

Lembre-se de não exagerar principalmente no sódio na preparação da sua ceia. Lembre-se que a satisfação do Natal é o encontro com as pessoas que amamos e a alimentação equilibrada só fortalece esse momento. 


Por Vila Mulher

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