Descubra as diferenças entre gorduras saturada, insaturada e trans

Saiba mais sobre as diferenças entre essas gorduras
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Evite o glúten, coma integrais, cuidado com as gorduras. Sempre te falam para comer assim ou assado, mas nem sempre te explicam o por quê. Você sabia, por exemplo, que existe uma variedade de gorduras e nem todas fazem mal? Descubra as diferenças com a gente!

Gordura trans: essa daqui é a vilã mais comentada nos últimos tempos. A gordura trans é feita por meio de processo químico, então é encontrada em produtos processados, como bolachas recheadas, batata frita e salgadinhos. Ela é ruim, porque além de aumentar o colesterol ruim (LDL) ele também ajuda a diminuir o colesterol bom (HDL).

Gordura insaturada: essa é das boas. A gordura insaturada está presente especialmente em vegetais e se encontra no estado líquido em temperatura ambiente. Ela também é classificada em monoinsaturadas e poli-insaturadas (a diferença dos nomes se dá por conta das ligações carbônicas estabelecidas nas moléculas). Por que são boas? Elas ajudam a combater o colesterol ruim, os triglicérides e ajudam a diminuir a pressão arterial.

Gordura saturada: durante anos se achou que essa gordura fazia mal, mas não é bem assim. De acordo com um estudo publicado em 2013 pelo British Medical Journal, a gordura saturada não é a causa de problemas no coração, como sempre se acreditou. Na pesquisa também constatou-se que os verdadeiros vilões da gordura no sangue eram os carboidratos refinados e o açúcar. A gordura saturada é aquela que fica em estado sólido em temperatura ambiente e é comumente encontrada em carnes vermelhas (aquela gordurinha da picanha, por exemplo) e carnes brancas, leite e derivados (como a manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê.

Agora que você já sabe as diferenças, basta ficar de olho na tabela nutricional dos alimentos e equilibrar o prato.


Por Tissiane Vicentin

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