Cuide do seu corpo e emagreça!

Cuide do seu corpo e emagreça

Ao invés de entrar em desespero por não estar com o corpo da maneira como gostaria, comece já a cuidar da sua alimentação e a praticar alguma atividade física.

Quem tem ou já teve uma trajetória não muito bem sucedida na tentativa de eliminar peso deve começar já a se cuidar. Isso porque a maioria das pessoas sempre espera até o último momento para fazer dietas radicais ou se matar na academia em busca do corpo perfeito.

Tudo isso prejudica demais o organismo tanto por causa da carga exaustiva de exercícios, como a alimentação super restritiva que a pessoa se submete.

Por algum motivo, as pessoas crêem que ficar em jejum ou comer uma quantidade muito pequena de alimentos irá fazer com que elas eliminem peso de forma segura, o que, na verdade, pode causar deficiência de nutrientes e também uma perda excessiva de massa muscular.

As dietas à base de proteínas também não são indicadas por muitos nutricionistas, já que restringem o carboidrato, um nutriente fundamental ao organismo. O excesso de proteínas e gordura (proveniente de alimentos ricos em proteínas) provoca colesterol e triglicérides elevados, mau hálito, obstipação intestinal, fraqueza, entre outros sintomas.

O mais indicado é ter uma alimentação balanceada e saudável sempre. Mas, se é difícil comer bem é também difícil emagrecer, já que os alimentos de mais baixo valor calórico também são aqueles menos consumidos: frutas, verduras e legumes.

É bom lembrar que uma alimentação balanceada não possui somente frutas, verduras e legumes, ela inclui ainda cereais (pão, massas, arroz etc), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja), leite e seus derivados, carnes e ovos, e consumo esporádico de gorduras e açúcar. Tudo isso em quantidades moderadas, já que todos os alimentos consumidos em excesso podem causar o ganho de peso.

O fracionamento das refeições é também uma medida importante para o emagrecimento e mudança nos hábitos alimentares. Isso porque um maior número de refeições em quantidades pequenas de alimento favorece a saciedade e ainda estimula o metabolismo a trabalhar de forma mais ordenada. De cinco a seis refeições é o recomendado.

Não deixe de praticar atividade física. Além dos benefícios cardiorrespiratórios, o exercício físico aumenta a massa muscular e diminui a massa gorda do organismo, fatores importantes para quem deseja eliminar peso.

Comente