Cortar os alimentos em pedaços pode ajudar a emagrecer

Cortar os alimentos em pedaços pode ajudar a emagr

Você sabia que a forma como alimentos são servidos podem colaborar ou não para a dieta? Simplesmente cortá-los em pedaços e separá-los em pequenas quantidades para o consumo moderado, pode ajudar a emagrecer ou controlar o peso. Quem já não ouviu falar que cortar uma barra de chocolate em pedaços ajuda a comer menos?

Pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona elaboraram um estudo de que cortando os alimentos em pedaços menores faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rápido. Os resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade para o Estudo do Sistema Digestivo, ocorrida na Suíça.

A equipe acompanhou cerca de 300 estudantes do sexo masculino e feminino, que foram divididos em dois grupos. O primeiro recebeu um pão do tipo, do tipo baguete, coberto com cream cheese, e o segundo ganhou a mesma baguete, só que dividida em quatro pedaços menores. O grupo que recebeu o pão inteiro comeu um pouco mais do que aqueles que receberam o alimento cortado.

Também foi oferecido a ambos os grupos uma refeição completa gratuita, 20 minutos após o término do primeiro lanche. O grupo do pão fatiado - e que já havia comido menos - também comeu pouco na refeição gratuita.

Segundo os pesquisadores, cortar o alimento em pequenos pedaços pode passar a impressão de uma quantidade maior de comida e, portanto, provoca uma maior saciedade. No entanto, os estudos ainda são considerados preliminares e precisam ser revisados por especialistas para finalmente serem publicados em uma revista médica.

Conheça outros hábitos que dão mais saciedade

Além de uma dieta balanceada, alguns hábitos à mesa também devem ser adotados para que você se sinta satisfeito em todas as refeições - e por muito mais tempo. Saiba como:

Coma devagar

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Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

A sensação de saciedade, ou seja, de que estamos satisfeitos, é enviada pelo cérebro ao nosso corpo. Essa mensagem, no entanto, leva de 15 a 20 minutos para ser processada pelo sistema nervoso. Quem come rápido, acaba consumindo mais do que deveria, pois não dá o tempo adequado para a percepção da saciedade pelo cérebro.

Não coma distraído

Cortar alimentos ajuda a emagrecer

Comer ao mesmo tempo em que está fazendo outra atividade - como dirigir ou assistir à televisão - é um perigo para a dieta, pois faz com que a pessoa não preste atenção a quantidade que coloca no prato e com mais do que o necessário, sem perceber o alerta de satisfação dado pelo corpo.

Coma de três em três horas

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Passar longos períodos em jejum diminui o metabolismo e faz com que você exagere na refeição seguinte. Além disso, também gasta-se energia quando está comendo. Quem come até seis vezes ao dia em quantidades adequadas consegue gastar até 10% da energia que precisa ser desencadeada em um dia.

Aposte nos alimentos certos

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É importante investir em nutrientes que têm o poder de te deixar com a sensação de "satisfeito" por muito mais tempo, evitando a fome e a necessidade de lanchinhos fora de hora. Exemplos de alimentos são arroz e feijão, queijos e damasco.

Coma sempre no mesmo horário

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Estipulando a hora certa para comer, o seu organismo "sabe" quando precisará de energia novamente e nesse intervalo usa toda a energia fornecida na última refeição, sem armazenar - evitando quilos a mais -, e nem usar demais - evitando que a fome chegue mais cedo.

Refeições com suco ou refrigerante?

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Exagerar nos copos de suco ou refrigerante nas refeições provoca uma sensação de "estufamento" momentânea. Além de não consumir a quantidade adequada de alimentos, o que dá fome mais depressa, ainda dificulta o processo digestivo. Caso você não consiga dispensar as bebidas durante as refeições, limite-se a um copo.

Por Carmem Sanches

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