Consumo responsável do chocolate

Consumo responsável do chocolate

Foto: David Burton/Beateworks/Corbis

Quem é que resiste a um chocolate? São poucas, bem poucas as pessoas "sortudas" que são indiferentes a esse doce que ameniza nossa TPM, alivia nosso estresse e é a nossa melhor companhia no fim de semana! Mas calma lá, você não tem só vontade de comer chocolate, tem vontade também de ficar bonita e esbelta, não? Para saber equilibrar todas as vontades sem perder o rebolado e dar "tchau" para a gordura, você não precisa se despedir do chocolate.

Mas moderação é a palavra-chave nessa hora. Nada de cair de boca em uma barra de chocolate ao leite ou chocolate branco. Saiba que o chocolate ao leite é um doce feito à base de pouquíssimo cacau, gordura e açúcar? E o branco é feito à base de manteiga de cacau.

O ideal mesmo é adotar o chocolate com 70% de cacau. Esse é que traz todos aqueles benefícios, entre eles a melhora do bom humor e até previne doenças como o câncer!

Então prefira o chocolate amargo e escuro, com 70% de cacau. E olha que coisa boa: o tipo amargo aumenta a sensação de saciedade! Se você achar o gosto muito forte, comece com o de 60% até acostumar o paladar.

Atenção, mocinha: se está de dieta, o recomendado é 30 gramas por dia, algo equivalente a um bombom. Não consegue consumir tão pouco? Tem um jeitinho de resolver isso, basta comer como sobremesa, após uma refeição. Assim as chances de comer além da conta diminuem.

Esqueça o chocolate diet. No lugar de açúcar, ele contém adoçantes e gordura em dobro para ficar mais interessante ao paladar, o que não adianta em nada se no caso você está querendo perder peso.

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Adora chocolate mas ele está restrito por questões de saúde, alergias, intolerância, entre outras? Experimente a alfarroba. O alimento tem cara e gosto de chocolate, mas é mais nutritivo e não contém lactose, glúten e açúcar. Legal né? Mas ainda vale a dica de comer com moderação para não pesar a culpa depois!

Por Jessica Moraes

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