Consumo de soja pode ajudar na imunidade neste outono

soja

foto: Shutterstock

Por conta das quedas de temperatura comuns durante o outono, o organismo aumenta o metabolismo na tentativa de elevar sua temperatura corporal. Assim, há um pequeno aumento da necessidade calórica para manter a temperatura ideal do corpo, e também aumentar a imunidade.

Para uma alimentação equilibrada e que fortaleça a imunidade para a estação, um dos pontos essenciais é o consumo adequado de proteínas, além do consumo de líquidos para manter a hidratação. "Uma boa combinação de proteína e fonte de hidratação são as bebidas à base de soja.

Considerada um dos mais completos alimentos de origem vegetal, a soja fornece proteína de alto valor biológico, que contém todos os aminoácidos essenciais e em quantidades suficientes", explica Beatriz Botéquio, nutricionista pós-graduada em promoção da saúde pela USP.

Assim, uma opção prática e nutritiva para proteger sua saúde nessa época do ano são as bebidas que combinam a proteína da soja com fibras, cálcio, fósforo e potássio, além das vitaminas do complexo B, que junto com o zinco, contribuem para o metabolismo energético, captação e utilização das proteínas e manutenção do sistema imunológico. "Desta forma, as bebidas à base de soja podem compor a alimentação em todas as fases da vida, proporcionando importantes nutrientes ao organismo e fortalecendo nosso sistema imunológico e, consequentemente, preparando o organismo para as alterações climáticas", finaliza Beatriz.

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: soja outono imunidade