Consumo consciente de sal

Consumo consciente de sal

O sal em excesso pode ocasionar diversos problemas de saúde. Para esclarecer algumas dúvidas sobre o consumo de sal, o Vila Equilíbrio buscou algumas informações sobre consumir sal e o que isto pode ocasionar. Quem explica é o Dr. Luiz Bortolotto, coordenador do Centro de Hipertensão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O sal é necessário para funções importantes do organismo, mas em excesso é prejudicial, por isso deve ser consumido em quantidades pequenas. O recomendado, segundo o Dr. Bortolotto, são 5 gramas de sal de cozinha por dia adicionado aos alimentos, ou seja, 3 colheres de café rasas.

O médico afirma que em excesso, o sal pode causar doenças. "O consumo excessivo de sal é o principal fator ambiental que pode gerar hipertensão arterial (pressão alta), por aumentar a resistência das paredes dos vasos ao fluxo do sangue. O excesso de sal também leva à retenção de líquido, que sobrecarrega os rins e o coração. A hipertensão é a principal causa de infarto cardíaco e derrame cerebral, além de doenças renais," afirmou.

Além de doenças, o sal pode causar alterações estéticas no corpo e aumento de peso. "Com o consumo maior de sal há maior retenção de líquido, e com isso pode haver aumento de peso. Além disso, com maior quantidade de sal, pode haver maior infiltração abaixo da pele, facilitando o acumulo de gordura, e consequentemente maior formação de celulite," explicou o médico.

Alguns alimentos trazem sal em sua composição e o Dr. Bortolotto aponta alguns deles. "Os campeões de sal são os temperos prontos, enlatados, embutidos (presunto, bacon, salame), sopas prontas, macarrão instantâneo, caldos de carne e alimentos congelados," afirmou.

Segundo o médico, o melhor sal é aquele que não contem sódio, como o sal com potásio encontrado no sal light, mas em pequenas quantidades. O sal light tem 50% menos de sódio, sendo substituído por sais de potássio. São indicados, desde que não usados em grande quantidade, para pacientes hipertensos. No entanto, a recomendação principal para quem tem hipertensão é reduzir o consumo do sal regular. Hipertensos, por exemplo, precisam reduzir o consumo de sal para menos de 5 grs./dia e evitar os alimentos campões de sal.


Dr. Bortolotto ainda dá algumas dicas para consumo de sal responsável:

- Não usar o saleiro na mesa

- Temperar com ervas (manjericão, orégano, etc),

- Nunca adicionar sal antes de experimentar os alimentos

- Cozinhar sem sal e adicionar a quantidade recomendada depois do prato pronto

Por Catharina Apolinário

Comente