Conheça as propriedades do maracujá

as propriedades do maracujá

O maracujá é uma fruta originária de regiões tropicais e subtropicais brasileiras. O mais cultivado é o maracujá amarelo, utilizado principalmente no preparo de sucos. Já o maracujá doce é destinado ao mercado de fruta fresca, devido a sua baixa acidez.

Segundo a nutricionista funcional Juliana Barancelli Pansardi, entre suas principais vitaminas destacam-se a vitamina C, que estimula o sistema imunológico melhorando as defesas naturais do organismo, a vitamina A, que atua como antioxidante e as vitaminas do Complexo B, que têm por sua vez, a função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Outros nutrientes presentes em boa quantidade na fruta são cálcio, ferro e fibras.

"O maracujá conta ainda com uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que tem propriedades sedativas, mas não é prejudicial, pois não causa dependência. Daí a sua fama por ser um alimento calmante", explica Juliana.

A fruta é indicada para irritabilidade, insônia, perturbação da menopausa, hipertensão arterial, excitação nervosa, estresse, hemorróidas e desequilíbrio do sistema nervoso central.

"Outra forma de obter seus benefícios é através das folhas, que possuem substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central. Esses elementos possuem ação semelhante aos potentes tranqüilizadores usados no tratamento de doenças mentais graves", indica a nutricionista.

Na hora da compra, Juliana recomenda escolher os de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas. Ele está maduro, quando cede à pressão dos dedos sem, contudo, romper a casca.

Formas de utilizar o maracujá -

- Por meio de sucos e chá das folhas. Outra boa pedida é usá-lo em molhos para peixes.

- A farinha da casca do maracujá também pode ser utilizada, por ser rica em fibras auxilia na absorção de gorduras e açucares e no bom funcionamento intestinal. Mas não se esqueça de tomar bastante água. Você pode acrescentá-la em seus pratos e sucos.


Farinha de maracujá:

- Lave a fruta, corte ao meio e retire a polpa.

- Coloque em uma forma e leve ao forno médio. Deixe 30 minutos, virando de vez en quando.

- Quando a casca ficar torradinha, use o liquidificador, ou triturador. Quando estiver mais fina a maior parte, peneire.

Por Jessica Moraes

Comente