Conheça as farinhas emagrecedoras

farinhas emagrecedoras

Quem disse que farinha só engorda? Saiba tudo sobre aquelas que te ajudam Foto - Istock/sergeyryzhov

Um novo tipo de produto vem chamando a atenção nas prateleiras dos supermercados: as farinhas emagrecedoras. Elas conservam os nutrientes dos vegetais, que muitas vezes se perdem durante o processo de cozimento, além de oferecerem a praticidade do consumo imediato, beneficiando a silhueta e a saúde.

Lembre-se que elas não devem substituir uma refeição, as farinhas apenas dão uma força no emagrecimento. Uma dica é incrementar a salada de frutas e torná-la ainda mais nutritiva, salpicando um pouquinho da sua farinha favorita.

As últimas novidades em farinhas emagrecedoras são as versões banana verde, soja preta, feijão-branco e berinjela. Conheça a seguir as vantagens de cada uma e escolha a sua favorita.

Banana verde - a banana verde é mais rica em fibras do que a versão madura, mas menos aceito ao paladar, por isso a farinha é a melhor opção. O grande responsável pelo emagrecimento é o amido resistente, que melhora o funcionamento intestinal e dá maior sensação de saciedade. Deve-se consumir duas colheres de sopa do produto ao dia.

Feijão branco - essa farinha contém faseolamina, uma espécie de proteína que inibe a absorção de carboidratos pelo organismo. Sua quantidade aumentada de fibras faz que haja um aumento na velocidade do trânsito intestinal e, com isso, o metabolismo se acelera, auxiliando o processo de emagrecimento.

Soja preta - A antocianina, substância responsável pela coloração da casca da soja preta, possui um poderoso fitoquímico que atua na absorção de gorduras. Além de ser fonte de fibras que, são importantes para controlar a fome. A soja preta também contém isoflavonas, que atenuam os sintomas da TPM e da menopausa. A dose recomendada é de duas colheres de sopa, que podem ser divididas ao longo das refeições. Mas atenção: ela é contra-indicada para pessoas com problemas renais, pois a soja preta contém quantidades significativas de magnésio, que pode causar deposição de cálcio e formar cálculos renais.


Berinjela - O vegetal possui uma vitamina chamada niacina, que participa de reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento. Também é diurética e combate a retenção de líquidos. A recomendação diária é de até quatro colheres de sopa.

Por Jessica Moraes

Comente