Pão integral não tem menos calorias! - Conheça 9 mitos alimentares

Dieta detox não limpa o organismo e dormir não engorda. Saiba mais verdades e mitos
pão integral mitos e verdades

Foto: iStock_stevanovicigor

Hoje em dia todo mundo sabe um pouco sobre alimentação. Jornais, revistas, programas de televisão sempre tem um espaço destinado a esse assunto. Tem muita informação de qualidade, correta, mas tem também muitos mitos. Por essas e outras nós do Vila Mulher separamos algumas verdades e mitos sobre a alimentação de acordo com a orientação de profissionais.


Vem ver:

1- Pão integral tem menos calorias

Vamos comprar: um pão integral de formatem basicamente 60 calorias por fatia. Já um francês, com cerca de 50g, tem 140.Para fazer um lanche, usualmente, é preciso duas fatias do pão de forma, sendo assim,o sanduíche feito de pão integral ou de um pão francês são equivalente iguais nas calorias.

Então, afinal, por que acabamos escolhendo pelo integral achando que ele é o permitido na dieta? A nutróloga especialista em emagrecimento Dra. Ana Luisa Vilela da Clínica SlimForm, explica. 

"O que muda é o índice glicêmico que no pão francês é maior se comparado ao integral, mas a boa noticia aos amantes do pãozinho da padaria é que esse índice pode ser minimizado adicionandofibras no restante da alimentação", diz a médica que ainda deixa uma dica: "Tirando o miolo do pão francês, as calorias ficam ainda mais equivalentes e o índice glicêmico ainda mais baixo", completa.

2- Carne vermelha não é saudável

Já Roberta dos Santos Silva, nutricionista e especialista em Atendimento Nutricional, disse ao VilaMulher que a carne não é tão vilã como a maioria pensa. Controlando a quantidade e escolhendo o tipo mais saudável, além de não prejudicar sua saúde, você ainda obtém nutrientes essenciais ao seu organismo, afinal a carne faz parte de uma alimentação equilibrada . É o alimento que mais contém ferro, além de vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, sódio, potássio e outros nutrientes.

3- A gema do ovo aumenta o colesterol

A quantidade de colesterol de um alimento não tem impacto direto sobre o colesterol do sangue. O mecanismo é complexo e depende de fatores genéticos, consumo de gorduras saturadas e trans, falta de atividade física e outros. Comer um ovo não significa que o seu organismo vai absorver exatamente aquela quantidade de colesterol presente nele.

4- Desintoxicação limpa o organismo

Dietas líquidas a base de sopas, sucos, chás, laxante e até lavagem intestinal são os métodos considerados "desintoxicantes", mas não é preciso fazer essa restrição e seguir esse tipo de método. O nosso organismo já se encarrega de eliminar boa parte das toxinas. Essas dietas e procedimentos podem trazer muitos prejuízos como levar a uma hidratação exagerada que sobrecarrega os rins e quanto às lavagens intestinais prejudicam a flora intestinal.

5- Alimentos congelados perdem os nutrientes

O congelamento preserva as propriedades nutricionais do alimento, em vez de perder. Se congelados na temperatura ideal, os micro-organismos param de se desenvolver e não estragam o alimento. Quanto mais rápido o processo de congelamento, mais bem preservados ficarão os nutrientes.

6- Leite com manga faz mal

Essa é uma crença bem popular, mas não tem nada de científico nessa afirmação, pelo contrário, os dois alimentos são ricos em nutrientes como cálcio, vitamina A e C, potássio, zinco, magnésio e outros, e podem sim ser consumidos juntos.

7- O estômago encolhe quando fazemos dieta

Por se tratar de um órgão muscular, não existe a possibilidade de mudar de tamanho só por comer menos. Ele pode até aumentar, quando você exagera na quantidade, mas diminuir não. Mas quem faz uma dieta radical acaba ficando com a sensação de que não cabe mais nada no estômago. Consumir comida em menores quantidades condiciona seu estômago a se satisfazer com menos.

8- Dormir depois de comer engorda

Descansar 20 minutos após as refeições ajuda na absorção de nutrientes. Dormir não engorda. O que acontece é que quando a pessoa dorme por horas depois da refeição, esta pode levar um tempo maior para ser digerida. Você pode não se sentir bem.

9- Um copo de água gelada em jejum emagrece

Não só em jejum. A água gelada queima calorias, pois, para o controle da termogênese, o corpo precisa elevar a temperatura da água e para isso ele gasta uma quantidade de calorias.

Por Thamirys Teixeira

Comente