Compulsão por açúcar

Compulsão por açúcar saiba como lidar com o vilão

O açúcar faz parte da dieta da maioria dos brasileiros. Doces, deliciosas sobremesas e bebidas que precisam ser adoçadas requerem a utilização de açúcar, ou a sua substituição. Mas o açúcar pode gerar um hábito difícil de ser eliminado e que atrapalha muitas dietas. Entenda em Vila Equilíbrio um pouco mais sobre o açúcar no emagrecimento.

A nutricionista funcional, Giovanna Arcuri, afirma que o açúcar cria um hábito nas pessoas, por isso é tão difícil de tirá-lo totalmente. "Mas com um esforço conseguimos viver bem com poucas quantidades. Precisamos nos controlar", afirmou. Ela afirma que podem existir fatores orgânicos que levem a um grau de dependência física pelo açúcar ou somente fatores psicológicos que nos levam a um forte impulso ao seu consumo, por trazer lembranças confortáveis e sensações positivas. Mas não há estudos que comprovem a dependência psicológica por doces.

Segundo a nutricionista podemos substituir o doce por frutas, por alimentos lights, por chocolate 70% cacau e frutas secas e desidratadas como, por exemplo, nozes, amêndoas, macadâmia e castanha-do-Pará. "Todos esses alimentos auxiliam no equilíbrio dos níveis de glicemia no sangue, ajudando assim, a diminuir a vontade louca por doces", lembrou.

Os doces mais calóricos são aqueles com preparação de açúcar refinado, creme de leite e amanteigados. Algumas vezes as receitas podem ser adaptadas trocando o açúcar por adoçantes próprios para culinária.

Mas para emagrecer, nem sempre o açúcar tem que ser eliminado totalmente da dieta. "Devemos evitar ao máximo as preparações com o açúcar refinado e fazer a substituição dele por frutas e açúcar orgânico mascavo", afirmou a nutricionista.

A nutricionista explica que o açúcar refinado e os encontrados nas balas e doces sobrecarregam o pâncreas, que é uma glândula responsável pela produção da insulina - um hormônio transformador do açúcar (sacarose) em glicose. A glicose em excesso vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares como, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras.

O açúcar vem da cana, que é rica em minerais e vitaminas. A nutricionista explica. "Em compensação, o açúcar refinado é necessitado de todos os nutrientes e age mais como uma droga. Passa rapidamente através da parede do estômago, causando níveis de açúcar no sangue a subir e depois cair o pique. Com isso, em poucos dias, seu corpo torna-se fisicamente dependente e aí parar de consumir o açúcar pode ficar muito difícil", concluiu a nutricionista.

Receita de Sobremesas com poucas calorias

Gelatina incolor

Bater uma fruta (manga, morango ou maracujá);

Adicionar 1 pacotinho de gelatina incolor para 1 litro de leite desnatado;

10 morangos batidos;

2 colheres de açúcar orgânico;

Junte todos os ingredientes e coloque para gelar.


Castanhas no chocolate 70% cacau

Reservar 4 nozes;

Derreter o chocolate 70% cacau;

Adicionar por cima das nozes e levar para gelar por 2 horas.

Por Catharina Apolinário

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