Como se comportar nas festas

O momento da ceia está chegando, em breve muitos estarão reunidos com seus familiares e amigos para confraternizar a noite de natal. E como não há festa sem comida, pratos saborosos e bebidas estarão presentes na mesa e você precisa estar bem instruída para saber o que comer e entrar o ano em forma, afinal, não esqueça que estamos no verão.

Primeiramente é importante continuar com os bons hábitos alimentares adquiridos durante o ano. Na véspera, o ideal é ter feito todas as refeições normalmente, para que assim consiga se controlar melhor na hora da ceia.

Comece pela salada na hora de montar seu prato, capriche nas verduras e legumes, escolha um tipo de carne, dê preferência pelo peru, lombo, frango, carnes mais magras. Cuidado com o carboidrato, não esqueça que o arroz, a farofa, maionese e batatas são deste mesmo grupo, escolha o tipo de acompanhamento que preferir.

Cuidado para não misturar dois ou mais tipos de bebidas alcoólicas, pois além de ser extremamente calórico, você pode passar mal e estragar sua festa. Que tal uma taça de vinho tinto ou champagne, são as melhores opções.

Sobremesa! Difícil não resistir, não é mesmo? Entre os tantos tipos e sabores variados, escolha o que mais te agradar e coma um pedaço pequeno, se ficar com vontade de repetir, lembre-se que ainda é a véspera e que terá o dia seguinte.

No dia de natal procure tomar café da manhã, que tal frutas, é uma boa opção. Na hora do almoço siga a mesma recomendação da ceia, monte seu prato e não repita, depois saboreie a sobremesa com moderação.

Caso você não consiga seguir minhas dicas e no dia 26 acordar com aquele arrependimento, assuma os abusos com alegria. Alimentação saudável e malhação podem ajudar a reverter a situação o mais rápido possível, certo?


Valorize o momento de estar junto com a família e amigos e seja feliz! Boas festas!

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente