Como se comportar na churrascaria

O clima está começando a mudar, os dias já estão um pouco mais fresquinhos e a vontade de comer parece que aumenta, não é mesmo? Fica difícil resistir à ida a uma churrascaria ou mesmo recusar aquele churras de fim de semana na casa dos amigos.

Hoje vou mostrar para vocês que não é preciso recusar este convite ou apenas ficar na "saladinha", veja como se comportar nesses eventos, garantindo assim a boa forma.

Salada

Em primeiro lugar vamos começar pela salada, não é preciso ficar só nela, mas não deixe de comer, assim, a chance de exagerar quando for consumir as carnes e acompanhamentos diminui, já que uma parte do estômago foi preenchida com alimentos ricos em fibras, que promovem a sensação de saciedade. Por isso comece por ela, verduras e legumes à vontade!

Carnes

Prefira os cortes de carne bovina com menos gordura, como maminha e alcatra. Mas se você não abre mão de uma picanha, pelo menos tire a gordura aparente. As carnes de aves e peixes são opções menos calóricas, desde que se retire a pele e a gordura aparente também.

Carnes de carneiro, costela, cupim e lingüiça são as que possuem mais quantidade de gordura, que em excesso pode se acumular nos vasos, aumentando o risco para doenças cardiovasculares. Portanto, procure evitar.

Acompanhamentos

Os acompanhamentos costumam ser muito calóricos, por isso cuidado! Farofa, maionese, frituras (batata-frita, banana à milanesa, pastéis, etc.) queijo mussarela. Entre os carboidratos, procure comer apenas um tipo, ou no máximo dois, mas pouco de cada e opte pela preparação com menos ingredientes. E quanto às frituras, o melhor é deixar de lado mesmo e consumir em outra ocasião.

A hora da sobremesa!

Todo cuidado é pouco, você pode por todo seu esforço que você teve aqui a perder, dependendo da sobremesa e principalmente da quantidade que você consumir, pode ser maior que as calorias do seu almoço ou jantar inteiro. A melhor opção sem dúvida são as frutas. Que tal o abacaxi? Que possui uma substância chamada bromelina, que ajuda na digestão das proteínas.


E não esqueça que o objetivo é o de confraternizar, não se preocupe apenas com a comida. Bom churrasco!

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

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