Como preservar e aproveitar melhor os nutrientes

Alguns alimentos perdem uma parte significativa de seus nutrientes. Isso acontece quando ocorre congelamento, trituração, fervura e até mesmo quando desconhecemos e jogamos fora partes comestíveis saudáveis.

Para termos nutrientes a mais na nossa alimentação é fundamental ter alguns cuidados com os alimentos. Veja quais.

- Respeite sempre as recomendações dos rótulos dos alimentos, referente ao local de armazenamento e temperatura adequada. Armazene os alimentos em locais limpos, evitando assim que eles se deteriorem mais facilmente;

- Mantenha a panela fechada quando cozinhar verduras e legumes. Como o vapor permanece na panela, as vitaminas continuam na água do cozimento, então aproveite e utilize também essa água do cozimento em outras preparações;

- Procure evitar o liquidificador, amasse os alimentos ou use a peneira;

- Consuma as frutas com casca. Essa parte da fruta é rica em fibras que auxiliam o bom funcionamento intestinal;

- Com cascas de maçã você também pode preparar um maravilhoso chá ou um saboroso suco. Outras cascas de frutas também podem ser utilizadas no preparo de sucos.

- Na hora do preparo, tenha cuidado ao descascar os alimentos, procurando retirar o mínimo possível das cascas e utilize-as em outras preparações;

- Procure fazer a quantidade exata de alimento a ser consumida, dessa forma você evita desperdícios.

- Não jogue fora os talos de agrião, cenoura, beterraba, couve e outras verduras e legumes. Estes talos contem vitaminas, minerais e fibras. Limpe, pique e refogue com temperos naturais. Todas as folhas verde-escuro são ricas em ferro. Não deixe de aproveitá-las.

- Quando for comprar frutas, manipule o mínimo possível, assim a fruta será preservada por mais tempo.


Seguindo estes truques, com certeza sua comida será bem mais nutritiva.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

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