Como driblar exageros na ceia de natal

veja como se alimentar bem sem jogar a dieta fora
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A ceia de Natal costuma ser uma tentação para qualquer um. Imagina para quem começou a adotar uma alimentação saudável e equilibrada.

A maioria resolve fazer uma pausa ou então adiar os novos hábitos. Há também quem prefira se privar. “O que pouca gente sabe é que é possível, sim, se deliciar com as guloseimas natalinas sem culpa e aproveitar ao máximo tudo que essa época tem a oferecer”, diz Rosana Perim, nutricionista do movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom.

Para quem teve uma alimentação saudável ao longo do ano, experimentar o banquete natalino não significa jogar fora todo o esforço dos outros meses, mas saber saborear sem culpa uma refeição deliciosa. “Lembre-se que em uma alimentação saudável cabem, perfeitamente, todos os tipos de alimentos, desde que na quantidade certa”, afirma Rosana.

Comece sempre com um prato de salada: os ingredientes especiais e os molhos fazem delas opções saudáveis e saborosas. Para não deixar nada de lado, sirva-se com um pouquinho de cada prato quente. 

Após comer, avalie se realmente está com fome e precisa repetir o prato. “Muitas vezes já estamos saciados, mas queremos comer mais”, explica a nutricionista. “Se sentir que realmente ainda está com fome, sirva-se novamente das coisas que mais gostou, mas na quantidade realmente necessária.”

Na hora da sobremesa, a dica é pegar pequenas porções. “Se possível, comece pelas frutas como uva, abacaxi e frutas secas, depois se sirva de um pouco das outras delícias, como pavês, tortas, panetones e sorvetes”, orienta Rosana.


Por Vila Mulher

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