Como driblar a fome durante o trabalho

Como driblar a fome durante o trabalho

Atire a primeira pedra quem trabalha o dia todo em frente ao computador e não faz lanchinhos calóricos durante o dia. Não adianta, é difícil driblar os "ataques de gula" e manter a dieta sem comer chocolates ou biscoitos quando se trabalha o dia todo. Para te ajudar, o Vila Equilíbrio conversou com a nutricionista Roberta Silva e a primeira dica para evitar excessos é manter a fome sob controle.

"Procure fazer todas as refeições durante o dia: principais e lanches intermediários. Evite ficar muitas horas sem comer, isso já vai contribuir a ter um melhor controle. Tenha com você alimentos saudáveis para consumir nesses momentos, evite ter guloseimas e alimentos muito calóricos." Esse truque é valioso, não ter "tentações" por perto!

Ela indica que, na hora em que a fome inesperada bater, você esqueça os chocolates e bolachas recheadas e coma alimentos como barrinhas de cereal, frutas, iogurtes, biscoitos de água e sal. Outra opção legal é substituir por sucos de fruta ou chás. Tudo isso, é claro, com moderação na quantidade.

Às vezes acreditamos que comer uma coisinha calórica ou pouco saudável durante o expediente não vai fazer muita diferença, mas Roberta explica que não é bem assim. De acordo com ela, as guloseimas normalmente são ricas em gorduras, açúcares e sódio. O que leva ao ganho de peso e no caso do sódio pode fazer a pessoa reter líquidos. "Para saúde, além dos malefícios que pode trazer o aumento de peso, devido aos componentes destes alimentos, pode contribuir para o aumento do colesterol, triglicérides e outras doenças relacionadas com a má alimentação."

Não é necessário radicalizar. "Nada precisa ser proibido ou excluído da sua alimentação, mas é importante que se consuma em quantidade e frequência adequada."

Confira algumas opções para enganar a sua necessidade de comer "besteiras":

- Leve para o escritório banana e aveia. Quando bater a fome amasse a banana com aveia.

- Leve em um potinho tirinhas de cenoura, isso vai diminuir a sua vontade de comer salgadinhos.

- Outra opção legal de tirinhas é a de maçã verde. Basta cortar em fatias finas, colocá-las sobre um papel absorvente e levar ao micro-ondas por dois minutos de cada lado. Depois, polvilhe canela e adoçante em pó.

- As barrinhas de cereais são sempre boas aliadas. Se você quiser ser ainda mais saudável, vale até fazer em casa. Veja a receita:


Coloque em uma panela 250 gr de açúcar mascavo, 1 colhe (sopa) de glucose de milho e 1 xícara (chá) de água; leve ao fogo até o ponto de bala. À parte em uma vasilha misture 250 gr de fibra de trigo, 250 gr de flocos de arroz, 1 colher (sopa) de gergelim branco e 3 colheres (sopa) de aveia em flocos. Despeje a calda em cima e mexa até formar uma bola. Coloque em um papel alúminio untado e vá apertando com as mãos até ficar uma barra grande com uma espessura de aproximadamente 1 cm. Corte em barrinhas e embale-as em papel filme.

Por Larissa Alvarez

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