Como aproveitar as delícias da festa junina sem culpa

festa junina sem culpa

Uma das melhores coisas da Festa Junina, sem dúvida, são as comidas típicas. Só que as tradicionais delícias de quermesse são um problema para quem está de dieta e não pode fugir da comemoração. No entanto é possível aproveitar sem ficar com aquele peso na consciência.

Muitos desses pratos típicos têm seus benefícios para a saúde, veja só! E o segredo para se dar bem sem sair de forma, segundo a nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Marisa Resende Coutinho, é consumir com moderação.

Por isso é importante também saber a medida ideal do que você pode ingerir para evitar abusos. A boa notícia é que dá para aproveitar essas delícias sem sair do foco! A seguir você confere os benefícios, a quantidade recomendada de consumo e, de quebra, aprende a fazer uma receita de paçoca de colher light! Aproveite!

Pinhão - Consumido com moderação, ele pode trazer diversos benefícios à saúde. Ele é rico em minerais e antioxidantes que ajudam a controlar o colesterol ruim.

Milho - é rico em fibras, carboidrato e vitaminas do complexo B e E. Esse cereal também age de forma positiva na manutenção do nível de colesterol e é uma ótima fonte de energia. Seus derivados contêm os mesmos benefícios, mas de forma reduzida. É preciso ter cuidado com bolos, pois esses são preparados com grandes quantidades de açúcar e margarina. Já aqueles que não abrem mão da pipoca, é preciso ficar atento ao modo de preparo e às altas quantidades. O ideal é evitar as temperadas e com muito óleo.

Amendoim e paçoca - Para quem não resiste ao amendoim ou sua famosa derivada paçoca, é importante saber que essa semente oleaginosa é rica em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos, que atuam na proteção de doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis de colesterol. No entanto, por ser um alimento calórico, deve ser consumido em pequenas quantidades.

Batata Doce - possui alto teor de fibras, carboidratos, antioxidantes, além de ser uma rica fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, é potente antioxidante que auxilia na prevenção do câncer de próstata. Pode ser assada na fogueira para manter o clima junino.

Gengibre - Geralmente colocado no quentão, tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas, e ajuda a acelerar o metabolismo. Para aproveitar ainda mais seus benefícios, a melhor forma de consumo é como chá. Em dias de frio ele ajuda a aquecer.

Canjica ou arroz-doce? - Quem está dieta, a melhor escolha é a canjica. Ela é menos calórica e tem maior quantidade de fibras. Já o arroz doce é rico em carboidratos, ferro e proteína.

Medida ideal para consumo

Pinhão - 50g = 87 kcal

Milho cozido - 1 espiga = 85 kcal

Chá de gengibre com adoçante - 1 xícara = 3 kcal

Batata doce - 1 batata média = 77 kcal

Canjica com leite condensado - 100g = 210 kcal

Receita da Paçoca Light de Colher

Ingredientes

2 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca

1 e ½ xícara de chá de proteína texturizada de soja torrada

4 colheres de sopa de leite em pó desnatado

2 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão

½ colher de café de sal


Modo de preparo

Em uma tigela, junte todos os ingredientes. Leve ao processador e moa até ficar bem fino. Distribua em pequenas taças e sirva.

Obs.: 1 colher de sopa = 40 kcal

Por Jessica Moraes

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