Como almoçar fora de casa sem sair da dieta

Almoço saudável fora de casa

Está de dieta? Para quem come em casa, nós já sugerimos bons cardápios, mas se você trabalha fora e precisa almoçar em restaurantes por quilo e self-service sempre se confronta com o dilema do que escolher na hora de comer. É necessário saber o que se pode consumir, para não extrapolar nas calorias e se manter firme na dieta!

Antes de entrar na fila do self-service, por exemplo, analise as opções do restaurante e vá montando uma combinação de alimentos na sua cabeça. Como os restaurantes têm o costume de começar pelas saladas, é bom seguir o fluxo e colocar no prato esses alimentos menos calóricos, trazendo menos chances de abusar nos alimentos seguintes na hora de preencher o prato. Por isso é preciso saber dividi-lo.

Metade do prato deve ser reservado para legumes e verduras crus ou cozidos e com a maior variedade de cor possível. A outra metade deve ser dividida em duas partes: uma para alimentos fonte de carboidratos e outra para as opções com proteína. Entre os carboidratos, é comum encontrar arroz, grão-de-bico, batata e macarrão. Já as proteínas incluem carne, frango, peixe, ovo e soja. Apesar da variedade, não fique tentada a comer de tudo. Eleja apenas alguns alimentos para preencher cada divisão do prato.

Tenha cuidado também com as pegadinhas. Carne assada não é igual bife à parmegiana, couve-flor no vapor não é igual à couve-flor à milanesa, e assim por diante. Opções mais elaboradas ganham calorias pelo processo de fritura; as mais simples são menos calóricas.

Por isso fique de olho e escolha o melhor preparo dentro das opções oferecidas. Grelhados, assados e cozidos devem estar no topo da lista. Já as frituras e alimentos à milanesa e à parmegiana devem ser evitados.

Molhos e temperos também parecem inofensivos, mas podem disfarçar as calorias.Os mais calóricos são os que contêm maionese, leite, creme de leite e queijo. Para temperar a comida prefira alimentos naturais, como limão, alecrim e outras frutas e ervas.


Elimine o refrigerante! Se você não consegue deixar de beber durante a refeição, prefira água ou suco. E, de preferência, resista às sobremesas. A melhor alternativa para quem quer consumir algo doce depois da refeição é apostar em frutas que, em casos como o abacaxi, até facilitam o processo de digestão.

Por Jessica Moraes

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