Comidinhas saborosas para os veganos

Churrasco vegano

A dieta vegetariana é muito mais vasta do que se imagina. Quem é adepta desta alimentação evita todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos.

E dentro do vegetarianismo está o veganismo, que é a prática de não utilizar produtos oriundos do reino animal para nenhum fim (alimentar, higiênico, de vestuário etc.). Há quem pense que os vegetarianos possuem uma dieta mais pobre em certos nutrientes, mas a verdade não é bem essa.

"Quando bem planejadas, elas são seguras como qualquer dieta com ou sem carne. Este tipo de dieta promove o crescimento e o desenvolvimento adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo da vida, inclusive na gestação e na infância", garante a nutricionista Gisele Severo.

Quem segue a dieta vegetariana pode ser classificado de acordo com o consumo de subprodutos animais (ovos e laticínios). Os ovolactovegetarianos são pessoas que utilizam ovos, leite e laticínios na alimentação. Os lactovegetarianos não utiliza ovos, mas fazem uso de leite e laticínios. E os ovovegetarianos não utiliza laticínios, mas consome ovos.

"Existe também o vegetariano estrito, que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. É também conhecido como vegetariano puro", complementa Dra. Gisele.

Para quem já é adepto desse tipo de alimentação ou deseja conhecer, a nutricionista separou algumas receitinhas que podem compor um bom churrasco vegano. Confira:

Espetinhos de legumes I

Ingredientes:

1 pimentão verde

1 pimentão vermelho

2 espigas de milho

Brócolis

½ xícara (chá) de vinagre balsâmico

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Lave os legumes e corte-os em pedaços de tamanho médio. Corte as espigas de milho em diversas rodelas. Mergulhe os legumes no vinagre balsâmico e coloque-os nos espetinhos. Depois ponha os espetinhos na grelha e dê voltas de vez em quando.

Espetinhos de legumes II Ingredientes:

Pedaços de berinjela

Cebolas pequenas inteiras ou cebolas maiores cortadas ao meio ou em quatro

Pedaços de pepino ou abobrinha

Pedaços de pimentão verde e/ou vermelho

Tomates

Cogumelos

Cubos de abacaxi

Ingrediente (molho):

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

2 colheres (sopa) de vinho branco

Sal marinho

Pimenta do reino

Alguns dentes de alho socados

1 a 2 colheres (sopa) de purê de tomate

1 colher (chá) de mel

Ervas como alecrim, manjericão e tomilho

Suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes do molho. Grelhe as verduras, devidamente colocadas nos espetinhos, em fogo baixo, até ficarem macias, pincelando com o molho frequentemente.

Espetinhos de frutas frescas

Ingredientes:

1 maçã picada grosseiramente

¼ de abacaxi picado

Morangos, bananas, peras e mangas

1 xícara (chá) de suco de laranja

¼ colher (chá) de canela em pó

4 espetinhos

Modo de preparo:

Lave as frutas e corte-as em pedaços não muito pequenos. Despeje o suco de laranja e a canela em uma tigela média. Coloque as frutas de molho nesta mistura por cerca de 1 minuto. Coloque as frutas no espetinho e deixe-as na grelha por cerca de 2 ou 3 minutos. Dê voltas nos espetinhos algumas vezes enquanto eles grelham. Lembre-se que se cozidas demais, as frutas podem se tornar muito moles.

Dica para congelar legumes:

Não usou todos os legumes no churrasco? A Dra. Gisele explica que a grande maioria dos vegetais frescos precisa de um pré-cozimento antes do congelamento. E dá algumas dicas para que consiga conservar a cor o sabor e a textura:


- Descasque e corte os vegetais.

- Ferva 1 litro de água e coloque 100g de legumes ou verduras. Abaixe o fogo e cozinhe-os até que fiquem "al dente".

- Não colocar sal no cozimento.

- Retire a porção da água com o auxílio de uma peneira e coloque direto na geladeira em um recipiente baixo sem tampa (cerca de 15cm) para que seja feito o resfriamento homogêneo do alimentos por 2 horas. Este procedimento é importante para o resfriamento rápido e para evitar a proliferação microbacteriana

- Embale em potes plásticos limpos com tampa ou em sacos plásticos para congelamento. Retirando o ar e coloque etiquetas para facilitar a identificação.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente