Comer fora de casa: dicas para se alimentar bem

comer fora

foto: Shutterstock

Alimentar-se fora de casa todos os dias é uma verdadeira prova de resistência. São tantas opções de massas, frituras e sobremesas que, às vezes, é difícil manter o foco e passar batido pelas tentações. E esta é a realidade da maioria dos brasileiros: os restaurantes por quilo estão na preferência de 65% dos entrevistados na pesquisa Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro, realizada pela empresa líder no setor de benefícios Alelo, para investigar a maneira como os trabalhadores estão se alimentando fora de casa.

"Uma dica para driblar exageros e aproveitar apenas os benefícios da alimentação self-service é olhar todas as opções de preparações disponíveis antes de começar a se servir, para não chegar ao final da fila com o prato contendo mais alimentos do que o necessário", afirma Rosana Perim, nutricionista do Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, um movimento da Alelo que incentiva hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros.

Confira, abaixo, outras dicas da nutricionista:

Salada: 50% do prato - "As saladas costumam estar sempre antes das opções quentes, então aproveite e invista em uma refeição bem colorida. Dessa forma, você preenche quase 50% do prato antes de chegar às preparações mais calóricas e garante o consumo de fibras, vitaminas e minerais. Mas, atenção aos temperos! Cuidado com os molhos prontos e industrializados, que são calóricos e ricos em sódio. Prefira temperos como vinagre balsâmico, limão e azeite de boa qualidade e com moderação."

Massas e frituras: os vilões - "Se você escolher uma massa, prefira com molho de tomate ou com legumes. Evite molhos brancos e gratinados, pois são mais calóricos e gordurosos. Atenção para os canelones, ravioles e lasanha, que costumam levar frios no recheio. Escolha aqueles com ricota ou espinafre. Preparações à milanesa ou à doré, como batata, mandioca ou polenta, além do salpicão e sobremesas com creme e chocolate, podem ser consumidos apenas esporadicamente."

O prato ideal - "Um prato simples e clássico evita erros e deslizes, além de ser saudável. Aposte na seguinte combinação: salada; arroz; feijão; carne magra, frango ou peixe grelhado; verduras e legumes. Para sobremesa, opte por frutas e gelatina. Docinhos, só de vez em quando! Não se esqueça de que, quanto mais colorido é o seu prato, mais nutritivo e saudável ele será. Os restaurantes por quilo e self-service de hoje estão lotados de opções saudáveis, basta saber escolher."


Por VilaMulher

Comente

Assuntos relacionados: nutrição comer fora