Comer carboidratos à noite não engorda

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Diferentemente do que pensam muitas pessoas que querem perder peso, comer carboidrato à noite não engorda. A restrição do macronutriente durante este período do dia não é uma prática recomendada, ainda mais para quem dormirá na sequência enfrentando um longo período de jejum durante o sono.

Esta prática também não é indicada após a realização de uma atividade física, período mais favorável para recuperação de nutrientes musculares. Alessandra Godoy, consultora de nutrição da Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados, explica que quando a pessoa restringe o carboidrato à noite, diminui o valor calórico total que consome ao longo do dia e este fator a faz "emagrecer".

Contudo, esta diminuição é na maior parte das vezes água e, assim que retoma a comer de maneira habitual, volta a ganhar o peso perdido. "Se fizer uma reeducação alimentar, diminuirá proporcionalmente os grupos de alimentos e a perda de peso e de gordura tende a ser permanente, desde que incorporado aos novos hábitos", completa.

O correto é consumir todos os tipos de alimentos em quantidade adequada, sem abusos, para não prejudicar o sono. O ganho de peso não está relacionado somente ao carboidrato consumido à noite, "os verdadeiros responsáveis são a ingestão exagerada de calorias, a alimentação desequilibrada e o sedentarismo.

Ou seja, além de não ter nenhuma vantagem relacionada ao emagrecimento, ainda há o risco de ter dor de cabeça, irritação e tontura se a restrição for muito severa" , finaliza Alessandra.


Por Vila Mulher

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