Comer batatas reduz pressão arterial

Comer batatas reduz pressão arterial

Um estudo científico apresentado recentemente nos Estados Unidos constata que o consumo moderado de batata reduz a pressão arterial e não produz aumento de peso.

O trabalho foi dirigido pelo pesquisador Joe Vinson da Universidade de Stranton, na Pensilvânia. "A batata, mais do que qualquer outro vegetal, tem uma desmerecida má reputação que levou muita gente que busca uma alimentação saudável a eliminá-la de sua dieta", afirma Joe Vinson.

"Na realidade, quando se prepara sem fritar e sem manteiga, uma batata só tem 110 calorias e dezenas de saudáveis fitoquímicos e vitaminas. Nosso estudo espera ajudar a refazer a popular imagem nutricional da batata", acrescenta.

A pesquisa foi realizada com batatas preparadas no microondas sem maionese nem ketchup, condimentos preferidos pelos consumidores, sobre 18 pacientes com sobrepeso e pressão alta, que comeram entre 6 e 8 batatas duas vezes por dia durante um mês.

Após esta dieta, a equipe de Vinson constatou que a pressão arterial havia diminuído. Além disso, nenhum dos participantes do estudo tinha ganhado peso.

No entanto, o estudo explicou que as batatas fritas, devido às altas temperaturas empregadas em sua preparação, destroem a maior parte das substâncias saudáveis. Vinson destacou que, segundo os resultados obtidos, a maneira mais saudável de preservar os nutrientes da batata é "cozida simplesmente no microondas".

Por Jessica Moraes

Comente