Coma devagar!

Coma devagar

Quem costuma fazer as refeições de maneira apressada está prejudicando bastante a sua alimentação. Os nutricionistas são enfáticos: quanto mais rápido você se alimenta, mais chances você tem de engordar.

Esse hábito é muito comum para quem tem uma rotina de trabalho corrida, e geralmente almoça em restaurantes. Isso afeta o funcionamento do organismo e favorece o ganho de peso, pois quanto mais rápido você ingere os alimentos, menos tempo o cérebro tem para receber a mensagem e ativar os mecanismos de saciedade.

Isso significa que a pessoa precisa comer sempre um pouco mais para ficar satisfeita. O efeito é acumulativo e, em um ano, a pessoa engorda sempre um pouco mais.

E não é só isso. O sistema digestivo também fica com mais dificuldade de trabalhar quando os alimentos chegam praticamente sólidos no estômago. Além de irritação, dores, a falta de mastigação significa comer em maior quantidade.

Mas existe solução: administrar seu tempo para a refeição. A recomendação dos médicos é de que é possível em 25 minutos mastigar suficientemente bem a quantidade ideal de alimentos que fazem parte de um almoço saudável. Confira mais dicas:


- Mastigue bastante os alimentos

- Entre uma garfada e outra, deixe os talheres na mesa

- Não coma assistindo à televisão ou mexendo no computador

- Preste atenção na comida e saboreie as texturas

- Sente à mesa para comer. Evite os balcões e alimentações feitas no carro, ônibus ou transporte público

Por Jessica Moraes

Comente