Chocolate - esclareça as suas dúvidas

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Chocolate  esclareça as suas dúvidas

Puro, com leite ou em receitas, seja onde for o chocolate fica mais presente em nosso cardápio com esse friozinho, não é mesmo? E com esse aumento no consumo surgem algumas dúvidas sobre alguns benefícios, mitos e características do chocolate. Esclareça já alguma delas

Chocolate dá espinha?

Não há nada que comprove cientificamente. As principais causas para o aparecimento das espinhas são: hereditariedade, problemas hormonais, provocados principalmente pelos Ovários Policísticos, medicamentos que alteram a quantidade ou tipo de gordura na pele, uso de cosméticos gordurosos e outros.

Quais os benefícios do chocolate para a saúde?

O chocolate possui substâncias antioxidantes, chamadas de flavonóides, que combatem os radicais livres e protegem o organismo contra o envelhecimento. Essas propriedades estão presentes no cacau, por isso a sugestão do consumo do chocolate amargo, já que este possui maior quantidade de cacau.

Carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais, entre eles, ferro, potássio, manganês e magnésio também estão presentes nos chocolates.

Também é rico em triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina no cérebro, responsável por proporcionar aquela sensação de bem estar, bom humor e relaxamento.

Teobromina é outra substância contida no chocolate, muito parecida com a cafeína, que estimula o sistema neuro-muscular, além do sistema nervoso.

E quais os malefícios?

O problema está no excesso, que pode favorecer o aumento de peso. Consumir em grandes quantidades também pode causar insônia e nervosismo, devido à associação de cafeína e teobromina, substâncias estimulantes.

Chocolate diet é indicado para quem quer emagrecer?

Não, pois apesar de não ter açúcar em sua composição, possui mais gordura, sendo mais calórico e prejudicial para quem quer emagrecer. Por isso é indicado somente para pessoas que realmente precisem diminuir ou excluir o açúcar, como as pessoas que possuem diabetes.


É verdade que chocolate vicia?

Não há evidências científicas de que o chocolate cause dependência, porém após o seu consumo, ou diante de uma privação, podem aparecer em algumas pessoas reações semelhantes a um vício.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente