Chá vermelho

Chá verde, branco e agora vermelho! Se você se interessa por assuntos relacionados à saúde e emagrecimento, certamente já ouviu falar do chá vermelho, mas você sabe qual a diferença em relação aos outros tipos de chá?

O chá vermelho, assim como o verde e o branco é de origem chinesa, extraído da mesma planta Camellia Sinensis. A diferença em relação aos outros é o modo como é processado, o grau de fermentação. O chá vermelho fica armazenado por mais tempo, e é nessa etapa que adquire a sua coloração característica.

Possui sabor mais forte, não tão amargo como o chá verde e nem tão doce como o chá branco. É composto por substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento, podem reduzir os níveis de colesterol no sangue, são fontes de vitaminas, entre outros benefícios provenientes desta planta.

Sobre sua ação em relação ao emagrecimento, não há estudos que comprovem nada cientificamente, alguns textos dizem que este tipo de chá pode “queimar gorduras”, mas é necessário que sejam realizados mais estudos para que comprove tal afirmação.

Pelas propriedades presentes, assim como o chá verde e o branco, podem ser inclusos em seu cardápio, apenas cuidado com a quantidade, se for excessiva pode ser prejudicial.

Se o seu intuito é reduzir peso, além de beber o chá vermelho, não esqueça de outras atitudes: comer de forma saudável e moderada, praticar exercícios físicos e beber água.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site e Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

Comente