Chá verde contra o Mal de Alzheimer

chá verde e seus benefícios

Você sabia que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e outros tipos de demência? É o que indica uma pesquisa da Universidade de Newcastle, na Grã-Betanha.

O estudo também sugere que o chá verde, antigo remédio chinês, tem um papel muito importante na proteção do corpo contra o câncer. Os cientistas investigaram se as propriedades benéficas do chá verde, que já tinham sido comprovadas no chá recém-preparado e não digerido, ainda se mantinham ativas uma vez que o chá fosse digerido.

Segundo Ed Okello, professor que liderou o estudo, a digestão é um processo vital para conseguir os nutrientes necessários, mas também significa que nem sempre os compostos mais saudáveis dos alimentos serão absorvidos pelo corpo, podendo se perder ou modificar no processo.

"O que foi realmente animador neste estudo é que descobrimos que, quando o chá verde é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são até mais eficazes contra o Alzheimer do que a forma não digerida do chá", afirmou.

Além disso, os pesquisadores também descobriram que os compostos digeridos do chá verde tinham propriedades contra o câncer, desacelerando de forma significativa o crescimento de células do tumor que usaram em suas experiências.


Os cientistas usaram modelos de células de tumor, expondo estas células a várias concentrações de diferentes toxinas e aos compostos do chá verde digerido.

Os compostos químicos do chá que foram digeridos protegeram as células saudáveis, evitando que fossem destruídas pelas toxinas e afetaram somente as células cancerosas, desacelerando de forma significativa seu crescimento.

Por Jessica Moraes

Comente