Ceia de Natal saudável, tradicional e econômica

Ceia de Natal saudável tradicional e econômica

Foto: Dreamstime

Sabemos que o Papai Noel este ano vem com a carteira meio furada, mas também, com tantas contas pra pagar e presentes pra dar, o velhinho não aguenta, né? E nem a gente! Mas pode ficar despreocupada porque preparamos tudo pra você não deixar a boa e velha Ceia de Natal pendente.

Com a mega ajuda da nutricionista Cristiane Mara Cedra, trouxemos dicas de como adquirir produtos mais baratos e também cardápios super variados, tradicionais, saudáveis e adivinha só: econômicos!

Para começar economizando

- Compre as frutas secas e oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) em mercado municipal ou zona cerealista;

- Para fazer uma mesa bem variada, invista em entradas e guarnições. Evite muitos pratos principais, que estes sim favorecem muito para o aumento do custo da refeição;

- Faça uma lista de compras detalhada com todos os ingredientes que precisará para o preparo da ceia e faça uma pesquisa entre os mercados da região;

- Prepare uma sobremesa simples, mas sofisticada.

- Compre as frutas e vegetais da época.

Dica ceia econômica

Chester ou peru assado, arroz colorido (arroz com cenoura e vagem), salada de alface americana com tomate, azeitonas pretas e manjericão, maionese de batata, farofa com pedaços de linguiça de frango e de sobremesa manjar de coco.

Dica ceia super econômica

Frango assado recheado com farofa, arroz com passas, salada de alface, tomate, ervilha e milho, abacaxi grelhado com raspas de limão.

Estas são apenas algumas idéias, você também pode trocar os ingredientes da maneira que preferir. Aqui colocamos mais alguns pratos tradicionais e saudáveis que você pode utilizar para uma boa Ceia de Natal:


Entrada: castanhas, nozes, amêndoas e frutas secas;

Salada: mix de folhas (alface americana, agrião e alface roxa) com tiras de manga e gergelim preto ou rúcula, tomate seco, mussarela de búfala com molho de mel e mostarda;

Principal: chester ou lombo assado com rodelas de abacaxi;

Acompanhamentos: maionese de legumes ou purê de maçã com arroz com champagne ou branco;

Sobremesa: pavê de chocolate com nozes ou mousse de iogurte com calda de goiaba vermelha;

Bebida: vinho tinto

Por Alessandra Vespa (MBPress)

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