Ceia de natal saudável

Ceia de natal saudável

Nesta época do ano não faltam festas: amigo oculto, confraternização no trabalho, Natal e Ano Novo. Com essa programação, é praticamente impossível resistir às tentações. Mas, para quem quer manter uma alimentação balanceada, é possível organizar ceias saborosas e saudáveis sem perder o glamour que acompanham as festas de final de ano.

Pratos tradicionais como o bolinho de bacalhau e a rabanada, que normalmente são fritos, podem ser assados, mantendo o mesmo sabor com muito menos calorias e gordura saturada.

Sem contar outras delícias como a farofa de cereais, o molho a campanha de Natal, assado com ervas e o arroz natalino. Uma ceia light que vai deixar sua família com água na boca.

A nutricionista Sonja Salles, da Consultoria em Nutrição NutriNew, ensina como preparar duas dessas receitas:

Bolinho de bacalhau de forno

Ingredientes: 250g de bacalhau seco dessalgado, cozido e desfiado, 150g de filé de pescada cozida e desfiada, 2 batatas médias cozidas e amassadas, 1 colher de chá de azeite de oliva, 1 cebola ralada, 2 claras, 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral, 1 colher de sopa de salsa picada, 1 colher de chá de azeite de oliva para untar

Modo de preparo: Deixe o bacalhau de molho em água por 24 horas em um recipiente grande na geladeira, trocando a água várias vezes. Passado esse tempo, ferva o bacalhau e desfie. Cozinhe o peixe por 4 minutos na água do bacalhau, escorra bem e desfie. Coloque o bacalhau em um processador com o filé de pescada e bata, sem deixar moer muito. Misture as batatas com o preparado de peixes, o azeite, a cebola, as claras, a farinha de trigo e a salsa. Unte as mãos com óleo vegetal e faça bolinhas. Coloque em uma assadeira untada com o azeite e asse em forno pré-aquecido (180ºC) até dourar por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo.

Rabanada de Forno

Ingredientes: 3 pães franceses amanhecidos, 1 xícara e ½ leite desnatado, 2 colheres de sopa de adoçante em pó forno e fogão, 3 ovos, 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo, ¼ xícara de chá sucralose forno e fogão, ½ colher de sobremesa de leite em pó desnatado, 1 colher de sobremesa de canela em pó


Modo de preparo: Molhar as fatias de pão no leite misturando com uma (1) colher de adoçante e deixar descansar por 20 minutos. Bater as claras em neve, acrescentar as gemas uma a uma e depois adicionar a farinha de trigo e uma (1) colher de sopa de adoçante. Passar o pão molhado nas claras batidas e assar em uma forma forrada com papel ou que seja apropriada para assar em forno alto ( 250º C). Ainda quente, passar as rabanadas em uma mistura de sucralose, leite em pó desnatado e canela.

Por Jessica Moraes

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