Carne vermelha: preparo saudável

Carne vermelha preparo saudável

Foto/Reprodução Cybercook

A não ser que tenha optado por uma dieta vegetariana, não há quem resista a um bom prato preparado com carne vermelha.

O alimento é rico em nutrientes como ferro, zinco, vitaminas A, D, E e K e as do complexo B, como a B12, além de ácido linoleico e a creatina, que promovem a perda de gordura, controlam o açúcar no sangue e melhoram o transporte de oxigênio para os músculos.

Escolher adequadamente o corte da carne, evitar o preparo dela frita e associá-la com legumes podem ser opções bastante saudáveis. Opções gordurosas como alcatra e picanha podem trazer mais riscos do que benefícios. O ideal é optar por cortes magros, como patinho, maminha e filé mignon.

Controlar a quantidade consumida, bem como a freqüência semanal também são cuidados importantes. Segundo a nutricionista Ana Carolina Quireze, a porção não deve ultrapassar o tamanho de uma carta de baralho e o consumo deve se limitar a duas vezes por semana. O excesso pode levar a complicações como colesterol alto e aumento da pressão arterial.

Confira as melhores formas de preparar a carne vermelha e veja dicas para deixá-la mais saudável:

Asse - Ao preparar a carne no forno, é dispensável a adição de óleo, tornando o alimento menos gorduroso e aproveitando bem seus nutrientes. Na churrasqueira, o ideal é assar no ponto certo, sem deixar passar. "A casquinha de queimado que se forma por cima da carne é extremamente tóxica", explica a nutricionista.

Cozinhe - Na panela ou no vapor, o cozimento é ideal para reduzir a perda de nutrientes, que é menos significativa na segunda opção, embora será a forma mais demorada. Uma boa opção para evitar o desperdício é utilizar o caldo do cozimento no preparo de molhos ou risoto.

Frite na água - Substituir o óleo por água é uma ótima forma de evitar o consumo de gordura saturada, que causa diversas doenças. O líquido que sai da carne pode ajudar na fritura, se adicionada com uma outra pequena quantidade de água durante o preparo.

Milanesa nunca - O prato é extremamente calórico porque além de submergir o bife no óleo para fritá-lo, é preciso também acrescentar farinha de trigo e ovo, tornando o prato ainda mais gorduroso.

Carne moída e de soja - Acrescentar porções de carne de soja no preparo da moída torna o alimento mais saudável, sem perder sabor. A soja é rica em flavonoide, auxiliando na redução do colesterol total e do LDL.


Prepare com legumes - Preparar a carne com legumes, diversificando sempre os itens, como brócolis, batata, cenoura, vagem, é ótimo para diversificar os sabores e a ingestão de vitaminas. Uma boa dica é usar legumes e castanhas para rechear as carnes.

Por Carmem Sanches

Comente