Carne vermelha pode ser o que falta na sua dieta!

Carne vermelha pode ser benéfica em uma dieta saudável
carne vermelha

foto: divulgação

Para ajudar a segurar a fome até a próxima refeição, a carne vermelha pode ser uma boa opção. Alimento rico em proteína, nutriente que estimula a liberação de hormônios que promovem o aumento da saciedade (colecistoquinina e GLP-1), a carne faz com que a fome demore mais para aparecer, além de causar um gasto maior de energia pelo organismo, pois é um nutriente mais complexo para ser digerido.

 A nutricionista Cynthia Antonnacio, da Equilibrium – empresa de comunicação em saúde e nutrição -, compartilha algumas dicas para incluir a carne no cardápio de forma saudável: “Opte pelos cortes magros, como maminha, patinho, alcatra, coxão duro e filé-mignon. Além disso, procure não ultrapassar o tamanho da palma da mão para estimar a porção por refeição.”

 Segundo a especialista, a moderação e a seleção dos cortes são cuidados necessários para incluir a carne de forma saudável na alimentação e ainda garantir os benefícios de saciedade. E a forma de preparo também: “Dê preferência ao assado ou grelhado, nos quais só é preciso pincelar com um pouco de óleo, pois, em comparação com preparações fritas ou com molhos, são menos calóricos. E aposte nas ervas e temperos naturais para dar mais sabor, sem abusar do sal”, ressalta a especialista Cynthia.

 O consumo de carne pelos brasileiros, segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), está dentro do recomendado pela Pirâmide Alimentar, sendo equivalente a uma porção de bife grelhado por refeição. A nutricionista finaliza: “A carne vermelha associada aos vegetais e aos cereais, como o arroz, equilibra a refeição. Entretanto, para que aconteça essa entrega, o alimento deve ter garantia de origem e rigoroso controle de qualidade.” 

Por VilaMulher

Comente

Assuntos relacionados: carne vermelha dieta