Carboidratos podem influenciar diretamente no humor

Carboidratos humor

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Mudanças aparentemente inexplicáveis no humor, como a falta de ânimo ou disposição para realizar atividades corriqueiras, podem estar relacionadas a uma alimentação desequilibrada de carboidratos.

Segundo a nutricionista Alessandra Godoy, da Equilibrium, consultora da Adria, uma das principais marcas de massas e biscoitos do país, investir numa alimentação correta ajuda a manter a saúde física e emocional. O macarrão pode auxiliar a garantir a quantidade necessária de carboidrato.

Cada substância gerada pelo organismo possui uma função diferente. Os neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelas células nervosas, por exemplo, são os responsáveis por transmitir impulsos nervosos ao cérebro que influenciam diretamente na sensação de bem-estar e felicidade.

De acordo com Alessandra, é essa produção está ligada diretamente aos alimentos consumidos no dia a dia. Uma alimentação deficiente de nutrientes pode causar falta de disposição, por isso é preciso incluir uma grande variedade de ingredientes nas refeições. "O carboidrato fornece energia e níveis de glicose necessários para ativar o impulso nervoso de bem-estar. Quando ele é associado a outras vitaminas e minerais seu efeito é potencializado", esclarece a especialista.

Segundo Alessandra, cada neurotransmissor também afeta o corpo de maneira diferente. A serotonina provoca uma sensação de bem-estar. Já a dopamina e noradrenalina proporcionam energia e disposição. "O carboidrato presente nas massas afeta diretamente o humor, pois ele é transformado em glicogênio quando ingerido. É o próprio glicogênio que possui papel importante na produção de serotonina", comenta.

Para garantir uma sensação prolongada de bom humor, Alessandra lista outros nutrientes que não podem faltar na alimentação. "Ácido fólico, ômega 3, vitamina B6, vitamina C e magnésio também participam ativamente no processo de melhoramento do humor", pontua. "Alimentos como espinafre, brócolis, peixes, frutos do mar e sementes oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, são ótimas fontes desses nutrientes", completa.

A combinação destes ingredientes com as massas ajuda também a espantar a TPM das mulheres. A dica é preparar uma refeição completa. Sugestão da Adria, confira o espaguete com salmão que fornece uma boa quantidade de carboidrato e ômega 3.


Por Vila Mulher

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