Calorias vazias: afaste-se!

Fique longe das calorias vazias

Foto: the food passionates/Corbis

Você sabe o que são calorias vazias? São aquelas que possuem pouco ou nenhum nutriente, consideradas nada saudáveis para o nosso organismo. E por sua vez, as calorias cheias são aquelas provenientes de alimentos com alto teor nutritivo.

As calorias vazias tem baixo valor nutricional e apenas proporcionam o aumento de peso. Refrigerantes, bebidas alcoólicas, salgadinhos, bolachas recheadas, balas, doces, são exemplos de alimentos cheios de calorias vazias. A ingestão excessiva desses alimentos podem levar o organismo a acumular gordura e desencadear diferentes doenças, como colesterol e triglicérides elevados, além da obesidade. Por isso, a ingestão deve ser moderada, o que geralmente não acontece.

Veja abaixo um quadro com alimentos com calorias aproximadas, porém, de um lado os representantes das calorias cheias, ideais para se ter mais saúde e de outro, as calorias vazias, que você deve evitar.

Confira e acerte na sua escolha!

Fique longe das calorias vazias


Para finalizar uma dica para evitar o consumo dos alimentos ricos em calorias vazias é dar preferência por consumir alimentos mais naturais. Evite as comidas prontas, fast food e industrializados de forma geral.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente