Brasil consome amendoim, mas desconhece seus benefícios

Brasil consome amendoim mas desconhece benefícios

Foto/ Reprodução site Pró-Amendoim

Realizado pelo IBOPE, um levantamento revela que brasileiro aprecia o sabor do produto e seus derivados, mas desconhece os benefícios do amendoim para a saúde. A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados. Cerca de 66% da população brasileira costuma consumir amendoim de acordo com a pesquisa, este número sobe quando o tema abordado são os produtos derivados como paçoca (75%) e o pé-de-moleque (71%).

O que chamou mais atenção na pesquisa foi o fato de que 63% dos brasileiros acham o amendoim muito saboroso, mas desconhecem os valores nutritivos e a ampla variedade de benefícios que o produto traz para a saúde. Grande parte dos consumidores possui conceito errado sobre o alimento, considerando-o engordativo (17%), com colesterol e gordura ruim (12%) e alguns acham que pode causar problemas no fígado (4%).

Estudos por renomadas universidades no mundo inteiro, assim como uma pesquisa elaborada recentemente pela nutricionista e fitoterapeuta brasileira Vanderli Marchiori, mostram que o amendoim não só é gostoso como possui propriedades nutritivas que fazem muito bem à saúde.

"A composição do amendoim é rica em ácidos graxos insaturados, benéficos à saúde, e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, minerais, vitaminas e antioxidantes, que podem proteger as células e ajudar no combate a doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Por isso, o amendoim é um grande aliado da nutrição humana", afirmou a especialista.

A nutricionista recomenda o consumo diário do produto. "O amendoim, quando consumido na quantidade certa, recomendam-se 30g por dia, e em lanches intermediários, garante a saciedade por mais de duas horas - o que inibe a ingestão de lanches mais calóricos. Ou seja, não só não engorda, como ajuda no processo de reeducação alimentar", complementou.


Grande parte dos entrevistados pela pesquisa associa o amendoim com situações de prazer, futebol, happy hour, confraternização e sociabilidade, com ênfase no sabor. Outros pontos positivos identificados na pesquisa foram o valor do produto: 23% acham o produto barato, 19% o consideram energético e 13% dizem que é um produto que "dá vontade de comer".

Por Catharina Apolinário

Comente