Boa nutrição reflete na beleza da pele e cabelos

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O primeiro passo para ter cabelos saudáveis, pele viçosa e unhas fortes é manter uma boa alimentação. Além do aspecto estético, o consumo adequado de vitaminas e minerais contribui para que o corpo desempenhe bem todas as suas funções.

Consideradas amigas da beleza, as vitaminas A, C e E e as do complexo B ajudam a ter pele e cabelos bonitos, sedosos e saudáveis. Enquanto a vitamina A é responsável pela renovação celular, as do complexo B ajudam no crescimento, na maleabilidade e na maciez dos cabelos.

As vitaminas C e E têm poder antioxidante e protegem contra o envelhecimento natural da célula, assim como o zinco, que atua no bloqueio dos radicais livres. Já a vitamina C, além de participar da síntese de colágeno, influencia o crescimento de unhas e cabelos, também estimulado pelo selênio1.

Pesquisa Manifesto do Corpo Saudável2, desenvolvida pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), revela como o brasileiro que tem acesso à internet percebe os oito sinais do Manifesto do Corpo Saudável. Em relação à saúde dos cabelos, 29% os acham opacos e quebradiços; desse total, 72% são mulheres. Esse índice sobre para 42% entre quem não considera sua alimentação saudável.

A pesquisa revela ainda que 25% dos entrevistados afirmam que estão com a pele sem viço. Desse universo, 69% são mulheres. Já entre quem não considera sua alimentação saudável, 425 menciona o sinal. O problema é mais perceptível entre pessoas que não comem frutas nem produtos integrais.

Incluir na alimentação pratos com cenoura, abóbora, mamão, beterraba, frutas cítricas como laranja e acerola, leite, nozes, peixe, frango e grãos ajudará a consumir esses micronutrientes.

O uso diário de um multivitamínico, pode contribuir na ingestão de vitaminas e minerais, o que irá refletir em uma aparência saudável.


Por Vila Mulher

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