Blogueira dá dicas para cozinhar sem glúten

glútensem glúten

Foto-Reprodução/SantaDieta

Quem disse que pães só podem ser feitos com glúten? A blogueira Vanessa Musskopf, do Santa Dieta, tem várias dicas para cozinhar pães e outras delícias sem glúten.

A farinha de trigo, que é rica em glúten e é o principal ingrediente do pão, pode ser substituída por farinha de arroz integral, de amêndoas, de milho e tapioca, entre outras. Vanessa conta que o resultado menos satisfatório foi com a farinha de arroz branco e a fécula de batata. Procure sempre por receitas caseiras ou mix de farinhas que sejam ricos em fibras.

Fora a farinha, a receita de pão ainda segue a ordem tradicional (água, açúcar, sal, óleo, ovo e fermento). "Use ingredientes na temperatura ambiente sempre! Isso vale para qualquer receita. Também é bom lembrar que os ingredientes frios, inclusive os ovos, diminuem a ação do fermento, ou seja, impedem o crescimento da massa", reforça Vanessa.

Para a receita ficar melhor ainda, a blogueira recomenda bater os ovos em um fouet (batedor manual) ou garfo em uma tigela por até 2 minutos. "Ovos ligeiramente batidos deixam a massa mais leve e macia", conta. Sempre misture todos os ingredientes secos, antes de adicioná-los à máquina de pão ou forno. "Isso garante uma massa mais uniforme", explica Vanessa.

Outra dica importante é prestar atenção na retirada do pão. Vanessa conta que, assim que estiver assada, a massa deve ser retirada imediatamente e posta em descanso para esfriar. "Os vapores que se formam com o esfriamento do alimento podem deixar o pão borrachudo", acrescenta.

Além dos pães, Vanessa testou também receitas sem glúten em pizzas, bolos e massas em geral. Os cuidados foram os mesmos, seguindo a ordem do cardápio tradicional alterando apenas o tipo de farinha. "Testei algumas receitas de pães feitas no forno de micro-ondas e foi um verdadeiro desastre: tanto no sabor, quanto na textura. Não recomendo!", alerta.

A blogueira conta que começou a se interessar por receitas sem glúten, depois que começou sua dieta - que também resultou em seu blog. "Diminui o consumo da proteína, após um exame de alergias. E percebi uma melhora significativa na minha saúde e consequentemente uma perda de peso também!", conclui. No blog de Vanessa é possível conferir todas as receitas sem glúten, para conferir acesse: http://santadieta.com.br


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: lactose glúten receitas sem glúten