Bioimpedância ou impedância bio-elétrica

academia

É um método muito utilizado em academias, clubes e consultórios para avaliar a composição corporal de gordura. A bioimpedância utiliza um aparelho que consegue medir a gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, que é imperceptível. Quanto maior a quantidade de água contida em um órgão, mais facilmente a corrente irá passar.

Os órgãos que têm mais gordura possuem menos água. Por isso, esses órgãos têm uma resistência maior, fazendo com que a corrente elétrica seja mais lenta. Dessa maneira é feito o registro da corrente elétrica de acordo com a quantidade de água e de gordura presentes no corpo.

Para fazer essa avaliação, dois eletrodos são colocados nos braços e dois nos pés. Alguns cuidados devem ser tomados, para que o resultado seja perfeito. Assim, a pessoa avaliada não deve consumir alimentos e líquidos - especialmente bebidas alcoólicas e café - algumas horas antes do teste, nem mesmo realizar atividade física.

Além disso, o avaliado não pode tomar diuréticos nos 7 dias antecedentes e deve urinar e permanecer em repouso alguns minutos antes da avaliação, para não interferir nos resultados. Gestantes e portadores de marcapasso não podem passar por esta avaliação. Qualquer falha antes ou durante o teste pode levar a um resultado alterado; portanto, a atenção deve ser redobrada.

Comente

Assuntos relacionados: nutrição