Benefícios do milho: saiba tudo sobre o grão

Você sabia que o milho faz bem ao coração e ajuda a prevenir doenças oculares?
milho benefícios

iStock/© vikif

Ele é protagonista de diversas receitas típicas da época de São João e conquistou a todos com o seu sabor delicioso e mil e um modos de preparo. O milho é assim, a cara do Brasil. Além de super gostoso, o grão tem diversos benefícios. 


De acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, um dos principais benefícios do grão são suas fibras, “No processo de industrialização ele não perde a casca, o que mantém as fibras do alimento auxiliando no funcionamento intestinal. As fibras presentes no milho também colaboram com o controle glicêmico, pois estão envolvidas na redução do colesterol ruim, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Considerado cereal quando seus grãos são secos e legume, quando fresco, o milho mesmo quando utilizado na produção dos doces juninos não perde seus nutrientes, “Em geral as vitaminas podem sofrer alterações quando expostas ao calor, porém a maior parte dos nutrientes do milho é mantida”, diz a profissional.

A melhor parte é que não engorda, “Uma espiga tem em média 80 calorias, portanto o milho embora possua bom potencial energético, por ser fonte de carboidratos, não é tão calórico. Mas, deve ser consumido com moderação quando junto com outros alimentos, como a manteiga, ou em preparações com molhos e cremes”, explica Cintya Bassi.

Curtiu? Então veja aqui algumas receitas deliciosas feitas com milho e delicie-se!

Receitas com milho para sua festa junina

Por Thamirys Teixeira

Comente