Benefícios do magnésio

Benefícios do magnésio

Feijão é um dos alimentos que contém magnésio

Todo mundo sabe que nosso corpo precisa de nutrientes para estar saudável. E o magnésio é um item muito importante, pois participa de vários processos que ocorrem no organismo: ativa enzimas, ajuda a transmitir impulsos nervosos, sintetiza proteínas. Além de prevenir males como a cãibra, ainda é mais importante para quem pratica atividades físicas intensas.

Mas muita gente não consome a quantidade diária recomendada por especialistas. Mulheres adultas e normais precisam de aproximadamente 310-320 mg/ dia, e os homens de 400-420 mg/ dia.

Um dos motivos para que a maioria não consuma magnésio suficiente é a cultura alimentar de certos países, como os Estados Unidos e até o Brasil. As últimas gerações têm se habituado a comer cada vez mais lanches e comidas congeladas, artificiais, o que dificulta a ingestão desse nutriente.

Tudo porque esse mineral está em alimentos naturais: verduras de folhas verde-escuro, leguminosas como a soja e o feijão, legumes, nozes, amêndoas, castanha de caju, grãos integrais, frutas como damascos secos e abacate.

Uma alimentação com quantidade suficiente de magnésio está ligada também a um bom desempenho físico. "Como o magnésio atua no relaxamento muscular, ele pode ajudar a melhorar o desempenho e as condições físicas do praticante de exercícios", afirma Roberta Silva, nutricionista e colunista do Vila Mulher.

Claro que atletas e pessoas que se dedicam a atividades físicas intensas precisam ingerir mais desse nutriente do que alguém sedentário, por exemplo. Aliás, tais indivíduos devem consultar um educador físico e um nutricionista para saber qual a quantidade diária recomendada.

Na estação mais quente do ano, os atletas precisam ter ainda mais atenção. "No verão, transpiramos muito e, durante a transpiração, não se perde somente água, perdemos também minerais: sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, etc.", explica Roberta. "Essas substâncias, em treinamentos de longa duração, não conseguem ser repostas apenas com a água. Por isso, sugere-se a ingestão de bebidas isotônicas que já contêm esses sais minerais", completa.

Mas quem pratica apenas atividades leves também é beneficiado pelo mineral, para o combate de radicais livres através de antioxidantes provindos de uma alimentação saudável. "A deficiência de antioxidantes e de outras substâncias essenciais, como o magnésio, que participa do metabolismo energético, pode causar estresse oxidativo", diz a nutricionista.


O nutriente também ajuda a ter ossos fortes e saudáveis, no funcionamento e nas contrações musculares, além dos impulsos nervosos. É essencial no metabolismo da glicose, na síntese de proteínas e produção de energia celular. É importante no metabolismo de outros minerais, como cálcio, ferro, zinco e no transporte do potássio.

Com tantos benefícios, que tal fazer um esforço e acrescentar alguns alimentos ricos em magnésio nas suas refeições?

Por Priscilla Nery (MBPress)

Comente