Benefícios da farinha de banana verde

Efeitos funcionais da farinha de banana verde

Foto/ Catharina Apolinário

O Brasil possui 9% da produção mundial de bananas. A farinha da banana verde tem sido vista como um alimento funcional, cujo consumo regular traz ao ser humano efeitos que o beneficiam. Estudos apontam os benefícios para o intestino e na prevenção de doenças crônicas.

O amido é o principal componente da banana verde, que, quando produzida sob condições especificas, é composta por 73,4 g/100 g de amido total, 17,5 g/100 g amido resistente e 14,5 g/100 g fibra alimentar.

A produção da FBV com alta quantidade de amido resistente para ser considerada como produto funcional deve levar em consideração os estágios de maturação da banana. Portanto existem condições específicas de secagem para produção da farinha de banana.

Um estudo apontou que a farinha de banana verde apresenta alto teor de fibras, sendo desta maneira, um produto importante para a saúde intestinal e para redução no risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis.


Banana verde

Além de esperara que amadureça, a banana verde pode ser usada em diversos pratos da culinária. A cultura caiçara, por exemplo, utiliza a banana verde em um prato típico, o Azul Marinho, que nada mais é do que um peixe ensopado, com banana verde. E a banan é colocada até no pirão de peixe.

Por Catharina Apolinário

Comente