Bem-estar com vitaminas do complexo B

Bemestar com vitaminas do complexo B

Dando seqüência à série sobre vitaminas, o Vila Equilíbrio traz agora as informações sobre o complexo B. E o que não faltam são benefícios trazidos por meio da ingestão desses micronutrientes, como prevenção à anemia, formação de anticorpos e produção de substâncias relacionadas ao bem-estar. Veja só.

Vitamina B1 - atua em nosso organismo estimulando o apetite, no desenvolvimento do corpo, bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. Principais fontes: arroz integral, aveia, amendoim, castanha-do-pará, levedo de cerveja, gema de ovo, fígado, cereais integrais, peixes, verduras amargas, pão integral, feijão e carnes.

Vitamina B2 - Previne a anemia e proporciona pele, unhas e cabelos saudáveis. Também auxilia na cicatrização, beneficia a visão e alivia o cansaço dos olhos. Pode ser encontrada no abacate, amendoim, nozes, castanhas, levedo de cerveja, soja, brócolis, espinafre, leite, carne, verduras, ovos e ervilhas.

Vitamina B5 - Ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao estresse e na formação de anticorpos. Pode ser encontrada no fígado, ovos, leite, língua de boi, trigo, centeio, farinha de soja, batata e cogumelos.

Vitamina B6 - Atua na formação da serotonina, um neurotransmissor relacionado ao bem-estar. Transtornos como tontura, depressão e irritação da pele são alguns indícios da falta de vitamina B6. É encontrada nas vísceras, gérmen de trigo, aveia, cereais em grão, arroz integral, banana, batata, leguminosas, leite, aves, atum.

Vitamina B12 - Tem uma grande importância na prevenção e combate da anemia. Promove o crescimento e estimula o apetite das crianças. Além disso, aumenta a capacidade de concentração, memória e equilíbrio. Fontes: levedo de cerveja, cereais integrais, leite, vegetais verdes, batatas, peixes, ovos, carnes.

Leia também - Atenção às vitaminas e Vitaminas A, C e D: onde encontrá-las

Por Adriana Cocco

Comente