Bebidas vegetais que substituem o leite

Conheça bebidas vegetais que substituem o leite

Boa parte da população adulta tem, em maior ou menor grau, intolerância à lactose, segundo pesquisas. Mas as bebidas vegetais a base de soja, arroz, quinua, aveia e amêndoas podem substituir o leite e trazer ao organismo os benefícios de suas propriedades.

A lactose é um açúcar presente no leite que depende de uma enzima chamada lactase para ser digerida, porém a produção desta enzima vai diminuindo com a idade tornando o leite um alimento de difícil digestão, causando desconfortos como distensão abdominal, flatulência e diarréia. Segundo a nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde, não só a lactose, mas também a proteína do leite pode contra indicar seu consumo. "Apesar de ser considerado por muitos um excelente alimento, o leite não é bom para todo mundo" contou.

A proteína do leite, quando não digerida, faz com que o sistema imunológico responda e crie anticorpos contra ela, acarretando em alergias que podem se manifestar na forma de rinite, sinusite e outras inflamações. "Quando a proteína do leite não é digerida não conseguimos absorver o cálcio disponível nesse alimento" explicou.

A especialista afirma que é possível substituir o leite por bebidas vegetais de digestão mais fácil, como as de arroz, quinua, aveia e amêndoas, além de incluir no cardápio alimentos que sejam fontes de cálcio, e possibilitem melhor absorção pelo organismo, como o gergelim, o painço e as folhas verdes escuras, como a couve.

As bebidas vegetais são isentas de lactose ou proteína do leite, além de conter baixo teor de gorduras. "Podem substituir o leite de vaca em receitas de vitaminas de frutas, pães, biscoitos, bolos, panquecas, sopas cremosas, purê de batata entre outros" afirmou Flávia.

Tipos de bebidas vegetais:

Bebida vegetal de arroz - É hipoalergênico, não contém glúten, por isso é indicado para celíacos. Tem pequeno teor de gordura e poucas calorias. Normalmente é adicionado de minerais e vitaminas.

Bebida vegetal de aveia - Sem lactose e sem proteína do leite. As fibras solúveis presentes na aveia são eficazes na redução dos níveis de colesterol e também no controle das taxas de açúcar no sangue.

Bebida vegetal de soja - É livre de lactose, sendo um substituto ideal do leite de vaca para as pessoas com intolerância. Traz os benefícios já reconhecidos da soja: é boa fonte de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e também de isoflavonas que diminuem os sintomas da menopausa. Estudos mostram que o consumo regular de soja reduz os riscos de câncer de mama e próstata. Não contém glúten.

Bebida vegetal de quinua - A quinua é um cereal com um bom perfil de proteínas além de ser fonte de vitaminas do complexo B e fibras. Não tem glúten e pode ser consumido por pessoas de todas as idades. Não contém glúten.

Bebida vegetal de amêndoas - As amêndoas são oleaginosas ricas em proteínas e em ômegas 3 e 6. Não contêm colesterol e tem alto teor de vitamina E, um antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e previne contra o surgimento de doenças como câncer. Segue uma receita de bebida vegetal de quinua, sugerida pela nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde.


Bebida Vegetal de Quinua

Ingredientes

05 colheres (sopa) de grão de quinua

1 L de água

Modo de preparo

Ferver a quinua na água, em fogo baixo, durante 15 minutos. Desligar. Bater no liquidificador Coar em peneira bem fina, para obter o leite. Adoçar com açúcar mascavo ou mel. Pode ser guardado na geladeira por 24h.

Por Catharina Apolinário

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