Aveia diminui os níveis de colesterol

aveia colesterol

iStock/Arx0nt

A aveia é um cereal altamente nutritivo. Além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, ainda é rica em fibras. O tipo de fibra presente na aveia é solúvel. E conforme as pesquisas pode diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Essa fibra solúvel chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, como o bom funcionamento intestinal e a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim). Também existem estudos que observaram resultados satisfatórios no controle da pressão arterial e da glicemia.

Para os que desejam emagrecer, a aveia também é um excelente alimento para saciedade, pois retarda o esvaziamento gástrico e dessa forma controla melhor o seu apetite.

A diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.


O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e farinha de aveia. Alguns estudos sugerem para aqueles com os níveis alterados de colesterol consumir diariamente a aveia, o equivalente a meio copo.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente