As dietas da moda em 2015

dietas 2015

foto: Shutterstock

Não tem um ano que não apareça um guru  ditando uma nova dieta infalível para que as pessoas emagreçam de forma fácil e saudável. Ou quando não, um pesquisador mostrando um estudo incrível de como emagrecer rapidamente de um jeito novo e um tanto bizarro.

O guru da vez é um argentino, Máximo Ravenna, que atende em uma clínica em São Paulo que mais parece um clube, com vários serviços oferecidos num lugar só. Linha dura, Ravenna dá uns bons puxões de orelha em seus pacientes. 

No contato direto com o público, Ravenna percebeu que os hóspedes de um spa onde atendia voltavam a engordar logo depois do internato. Ravenna notou que eles se sentiam desamparados, onde em casa podiam atacar a geladeira. Decidiu, então, investir no tratamento multidisciplinar encaixado na rotina, ou seja, fiscalizando o comportamento dos pacientes.

Seu método não é revolucionário, é apenas uma fórmula já consagrada repaginada, com sessões extra de motivação e autoajuda.  São liberadas cerca de 900 calorias por dia, com foco na eliminação total dos carboidratos. Só são permitidos carboidratos com baixo índice glicêmico, como frutas, verduras e legumes.Ravenna afirma que seu principal objetivo é evitar a qualquer custo os remédios e a cirurgia bariátrica.

Pesquisas

Uma das promessas de emagrecimento vinda dos cientistas vem de uma pílula desenvolvida com uma substância chamada fexaramina, que diferente de outros medicamentos, não penetra na corrente sanguínea, permanecendo somente no aparelho digestivo, reduzindo os efeitos colaterais.

Ainda em fase de estudo, a pílula é como uma refeição imaginária, emitindo os mesmos sinais que ocorrem quando a pessoa come uma grande quantidade de alimentos, mas não há calorias nem mudanças no apetite, então, consequentemente, há perda de peso.

Obscuro demais? Os especialistas recomendam o uso da pílula como uma terceira via no tratamento do obeso que não responde apenas às mudanças no estilo de vida, sendo as primeiras a prática de atividade física e a dieta balanceada. 

A dieta promissora de 2015

Mas a considerada pelos especialistas (entre médicos e nutricionistas americanos) a mais promissora dieta do ano é a DASH (sigla em inglês para “dieta para combater a hipertensão”). 

Ela foi considerada a melhor opção entre as melhores dietas em geral, por ser fácil de ser seguida – já que não proíbe o consumo de nenhum grupo alimentar - nutritiva, eficaz para a perda de peso e para a prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes. 


A ideia é bastante simples: deve-se enfatizar nutrientes que previnem a hipertensão, como potássio, proteína, fibra e cálcio, que são encontrados em vegetais e alimentos integrais. Em contrapartida, deve-se evitar aqueles que aumentam a pressão arterial, especialmente os ricos em sal, calorias e gordura, como os industrializados, doces e carne vermelha.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: dieta auto ajuda