Arroz preto e suas vantagens

Arroz preto e suas vantagens

Foto: Dreamstime

O arroz preto possui, além de aparência exótica, aspectos nutricionais e benefícios à saúde muito relevantes. Para quem recebe a primavera pensando em estar em boa forma para o verão, o arroz preto é um grande aliado.

Para incrementar o cardápio de baixa caloria com muito sabor, é importante saber que o arroz preto oferece 332 kcal a cada 100g. Para se ter ideia, o arroz branco oferece 346 kcal, enquanto o integral, 360 kcal.

Mas se a dieta é baseada em proteína, uma pesquisa feita pelo Instituto de Agricultura de Campinas, vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, revelou que essa variedade contém 20% mais proteína e 30% mais fibras do que a versão integral, por exemplo.

Rico em flavonóides que possuem propriedades antioxidantes, o arroz preto também é um alimento utilizado na prevenção de diversas doenças, por exemplo, as cardíacas e diabetes.

O aroma e o sabor acastanhados deste grão são de aguçar o paladar e ele pode ser inserido com acompanhamento em qualquer receita, inclusive em saladas. Os grãos curtos, arredondados e macios, com coloração preta quando crus, tornam-se roxos após o cozimento, conferindo visual marcante.


O arroz preto não precisa ser lavado ou escolhido. Algumas marcas, como a Tio João (com a linha de Variedades Mundiais), já disponibilizam o arroz preto nas principais redes varejistas do país.

Por Jessica Moraes

Comente