Arroz e feijão, um par perfeito!

arroz e feijao

Arroz e feijão, dois alimentos riquíssimos em nutrientes, podem ser consumidos separadamente, de diversas maneiras, mas quando consumidos juntos, tornam-se uma combinação perfeita.

É muito comum ver no prato do brasileiro essa combinação, que para muitos não pode faltar todos os dias, mas todos sabem o porquê dessa combinação?

O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. O feijão, por sua vez, é um alimento rico em proteína vegetal, também sendo fonte de ferro, vitaminas do complexo B e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

A combinação desses dois alimentos é perfeita, pois se completam. Além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento podem ser encontrados no outro.

Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão, já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas existe abundância no arroz, por este motivo que eles se completam, tornando-se um par perfeito.

A proporção ideal é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.

Veja abaixo a informação nutricional desses dois alimentos:

arroz e feijao

Mesmo consumindo esses alimentos separadamente, podemos observar que são alimentos nutritivos. Por isso faça de tudo para que eles estejam no seu prato diariamente, garantindo assim uma alimentação saudável.

Experimente consumir os demais tipos de arroz, como, arroz parbolizado, selvagem, malekizado, arbóreo e integral.

Quanto ao feijão, você também pode consumir diferentes tipos: o preto, marrom, branco, fradinho, feijão-de-corda, etc.

Muitas pessoas, quando desejam emagrecer, param de comer o arroz e feijão, optando por consumir somente saladas e grelhados. Isto é um erro! Para eliminar peso de forma saudável, não é preciso excluir nenhum grupo alimentar das refeições.

Por isso, o importante é não exagerar na quantidade, mas não deixar de comer estes dois alimentos nutritivos, sendo fonte de vários nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para uma alimentação saudável.

Por Roberta Silva

Nutricionista - CRN-3 14. 113

Comente